ANEEL Aprimora Regras de Comercialização para Termelétricas Inflexíveis

Data:

Compartilhe:

Consulta Pública resulta em aperfeiçoamentos para caracterização e alocação de custos do deslocamento hidráulico

Em uma reunião da diretoria colegiada realizada nesta terça-feira (23/4), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou melhorias nas Regras de Comercialização relacionadas à geração termelétrica inflexível. Essas mudanças foram objeto da Consulta Pública (CP028/2021), na qual foram recebidas 65 sugestões de 11 empresas e associações do setor elétrico.

Aprimorou-se a álgebra para o cálculo do custo de oportunidade percebido pelos agentes hidrelétricos, que enfrentam redução de geração devido a alterações nas declarações de inflexibilidade realizadas pelos agentes termelétricos após o encerramento da programação operativa.

Os ajustes, propostos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), aplicam-se aos módulos de Encargo e de Repactuação do Risco Hidrológico das Regras de Comercialização, sem alterações nos Procedimentos de Comercialização. Esse aprimoramento visa adequar as normas de comercialização conforme o Decreto nº 3572/2019, demonstrando o compromisso com a eficiência e a transparência do setor elétrico.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...