Luz Para Todos: Um Marco na Universalização da Energia no Brasil

Data:

Compartilhe:

Programa é destacado como exemplo de combate à pobreza energética em evento sobre inclusão energética

O Brasil está prestes a alcançar a universalização do acesso à energia elétrica, com 99,8% dos lares brasileiros já tendo instalações elétricas. Um dos principais mecanismos que possibilitaram esse avanço foi o programa Luz Para Todos, lançado em 2003, destacado como exemplo de combate à pobreza energética. Esse tema foi discutido no painel “O papel da distribuição para a inclusão energética”, parte do Fórum Distribuição de qualidade para inclusão e transição energética, realizado em Brasília nesta quarta-feira (17/4) e promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou a importância das políticas governamentais para universalizar o acesso à eletricidade. “Com o Luz Para Todos, lançado no primeiro governo do presidente Lula, estamos com quase 100% dos lares já abastecidos por energia elétrica. A pobreza energética está praticamente eliminada”, afirmou o ministro.

Solange Ribeiro, vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, destacou a relevância do Luz Para Todos e ressaltou a necessidade de programas para beneficiar consumidores de baixa renda. “A pobreza energética faz com que as pessoas tenham uma péssima qualidade de vida”, enfatizou.

O CEO da distribuidora Light, Alexandre Nogueira Ferreira, relembrou o período anterior ao Luz Para Todos, ressaltando o sucesso do programa. “Foi um projeto de muito sucesso, com o Brasil se tornando um exemplo mundial”, afirmou.

Além da universalização da energia, a estabilidade e segurança jurídica são consideradas elementos fundamentais para o sucesso do setor elétrico. A presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica, Rosimeire Costa, comemorou o anúncio feito pelo ministro durante o evento sobre a renovação das concessões, destacando a importância desse aspecto para o mercado.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...