ANEEL Aprova Reestruturação da CCEE em Reunião Extraordinária

Data:

Compartilhe:

Principais Mudanças na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica Visam Aprimorar Governança e Funcionamento

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, em uma reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (15/04), a aprovação da reestruturação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). As mudanças propostas têm como objetivo principal fortalecer a governança e o funcionamento da organização, com destaque para a reformulação do seu comando, agora composto por Assembleia Geral, Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal.

Entre as principais alterações, destacam-se as regras para composição e funcionamento de cada instância, conforme estabelecido no Decreto 11.835/2023. Essas mudanças foram resultado de uma Consulta Pública (CP 05/2024), que recebeu contribuições de 19 instituições durante o período de 29 de fevereiro a 18 de março.

Como parte das mudanças, serão revisadas as resoluções da ANEEL e serão introduzidas novas versões dos módulos 11 e 13 das Regras de Comercialização, além dos Submódulos 1.3 e 1.7 dos Procedimentos de Comercialização. Questões relacionadas à diversidade humana e cultural na composição do Conselho de Administração serão definidas no estatuto da Câmara.

Outras mudanças incluem a criação da categoria de consumo como agente da Câmara e a substituição da classe dos agentes consumidores livres pela classe dos agentes varejistas. Além disso, a CCEE passará a ser remunerada pela gestão do Encargo de Energia de Reserva e da Conta de Energia de Reserva, assim como pela gestão do Encargo de Potência para Reserva de Capacidade e da Conta de Potência para Reserva de Capacidade no caso de contratação de reserva de capacidade.

A reestruturação também amplia as atribuições da CCEE, permitindo sua atuação em sistemas de certificação de energia e prestação de serviços, inclusive para não integrantes da Câmara. Detalhes sobre essas mudanças estão disponíveis nas minutas do Módulo 20 e do Submódulo 1.3 das Regras e Procedimentos de Comercialização, respectivamente.

Essas iniciativas representam um passo significativo para fortalecer a governança e eficiência da CCEE, contribuindo para um mercado de energia elétrica mais transparente e dinâmico.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...