ONS promove Webinar sobre Novas Regras para Constrained-off das Usinas Fotovoltaicas

Data:

Compartilhe:

Evento online apresentará os procedimentos e critérios atualizados para cálculo da produtividade, conforme Resolução Normativa ANEEL nº 1.073/2023

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está organizando um Webinar no dia 14 de março, às 15h, com foco no Processo de construção das Funções de Produtividade para fins de Constrained-off das Usinas Fotovoltaicas.

Este evento técnico tem como objetivo principal introduzir os novos procedimentos e critérios para o cálculo das funções de produtividade das usinas fotovoltaicas. As novas regras, alinhadas à Resolução Normativa (REN) ANEEL nº 1.073/2023, entrarão em vigor a partir de 1º de abril de 2024.

A REN foi estabelecida como resultado da Consulta Pública ANEEL nº 48/2022, a qual alterou processos e critérios para apuração e pagamento de restrição de operação de centrais geradoras solares fotovoltaicas (UFV).

É importante destacar que o webinar será gravado e posteriormente disponibilizado no SINtegre e no canal do ONS no YouTube (www.youtube.com/@ons9185). Além disso, os agentes que possuírem dúvidas podem encaminhá-las para o e-mail renovaveispem@ons.org.br.

Detalhes do Webinar:

Esse Webinar representa uma oportunidade valiosa para os profissionais do setor elétrico se atualizarem sobre as mudanças nas regras para o setor de energia solar fotovoltaica, promovendo assim a transparência e eficiência no mercado energético brasileiro.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...