Projeto de Lei Propõe Uso de Energia Solar na Administração Pública Federal

Data:

Compartilhe:

Proposta visa garantir sustentabilidade e redução de despesas na gestão de energia elétrica.

Um novo Projeto de Lei (PL 318/24) em análise na Câmara dos Deputados propõe que pelo menos 80% da energia elétrica consumida pelos órgãos da administração pública federal, incluindo autarquias e fundações, provenha de fonte solar. A iniciativa será avaliada por quatro comissões da Casa.

Para garantir o cumprimento do percentual mínimo estabelecido, o projeto prevê três instrumentos principais: investimento na geração própria de energia solar, incluindo modalidades como microgeração e minigeração distribuída; celebração de contratos de fornecimento de energia solar no mercado livre; e adoção de uma combinação das duas formas de suprimento.

O autor da proposta, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), destaca os benefícios do uso da energia solar na administração pública, ressaltando a importância da sustentabilidade e do combate às mudanças climáticas. Além disso, ele enfatiza que a medida trará vantagens para as contas públicas, com a redução das despesas da União com energia elétrica.

O PL seguirá uma tramitação nas comissões de Administração e Serviço Público, Minas e Energia, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania, podendo ser analisado de forma conclusiva.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...