Leilão de Transmissão 1/2024: Promovendo a Interligação e Expansão do Setor Elétrico Brasileiro

Data:

Compartilhe:

Workshop do MME e ANEEL destaca a importância do próximo leilão para a interligação regional e expansão da capacidade de geração no Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou do Workshop de Esclarecimentos sobre o Leilão de Transmissão 1/2024, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta segunda-feira (22/01). O evento ofereceu insights sobre o certame previsto para março deste ano, destacando seu papel na interligação das regiões brasileiras e na expansão do setor elétrico.

Segundo Guilherme Zanetti, diretor do Departamento de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais (DPOTI) do MME, as obras de transmissão planejadas promoverão a expansão da interligação das regiões Norte e Nordeste com o restante do país. Ele ressaltou que esse desenvolvimento é estratégico para ampliar a capacidade brasileira de geração de energia limpa e renovável, especialmente na região Nordeste.

Thais Araújo, coordenadora-Geral de Planejamento da Transmissão substituta do DPOTI do MME, destacou que quase 50% da matriz energética brasileira provém de fontes renováveis, colocando o país em uma posição vantajosa. Apresentou o planejamento energético para a próxima década, evidenciando o crescimento esperado nas gerações de energia eólica e solar.

O Workshop também abordou a previsão de crescimento na transmissão de energia elétrica nos próximos dez anos, com mais de 20% de expansão em linhas de transmissão e capacidade de transformação de subestações. Estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indicam a expectativa de mais de 41 mil km de novas linhas de transmissão até 2032, totalizando 220 mil km em todo o território nacional.

O Leilão de Transmissão 1/2024, marcado para 28 de março, oferecerá 15 lotes, somando 6.464 km de linhas de transmissão novas e 9.200 MW em capacidade de transformação de subestações. Os investimentos previstos totalizam R$ 18,2 bilhões, abrangendo estados como Alagoas, Bahia, São Paulo, e outros. 

A íntegra do Workshop está disponível no canal da ANEEL no Youtube: Assista aqui.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...