ONS Inicia Licitação Internacional para Desenvolvimento de Previsão de Geração Solar

Data:

Compartilhe:

Parte do Projeto META II, a iniciativa visa aprimorar modelos de previsão com técnicas avançadas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deu início ao processo de seleção de empresas para uma licitação internacional visando a contratação da consultoria 2 para a execução do subprojeto de Previsão de Geração de Fonte Solar. O objetivo principal é o desenvolvimento de um modelo de previsão de geração solar fotovoltaica, abrangendo o horizonte de tempo real, que vai desde minutos até vinte e quatro horas à frente.

Para alcançar avanços significativos, o projeto prevê a utilização de diversas metodologias de previsão de geração solar. Isso inclui técnicas de machine learning, modelagem regressiva, smart persistence, além do emprego de previsão numérica do tempo. A proposta também incorpora a utilização de metodologias para análise e tratamento de dados solarimétricos e meteorológicos observados in situ, bem como dados de satélite.

O subprojeto faz parte da segunda etapa do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto META II. Essa iniciativa é implementada por meio de um acordo de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial, buscando promover o desenvolvimento e a capacitação técnica do setor energético brasileiro. O Ministério de Minas e Energia (MME) coordena o projeto, que tem previsão de conclusão até dezembro de 2025.

Empresas interessadas em participar da licitação devem apresentar seus portfólios comprovando a aderência aos critérios estabelecidos. O prazo para a entrega dos documentos é até 5 de fevereiro de 2024, através do e-mail compras@ons.org.br; cpereira@ons.org.br; e alexandre.ferreira@ons.org.br.

Critérios para Escolha:

  • Mínimo de 5 anos de atuação no mercado.
  • Experiência em estudos e desenvolvimento de modelos numéricos de previsão do tempo, análise de dados meteorológicos e metodologias para previsão de variáveis meteorológicas.
  • Experiência com dados de satélite, técnicas de identificação e previsão de deslocamento de nuvens.
  • Competência em soluções tecnológicas e consultoria técnica no setor de energia elétrica e fontes intermitentes, especialmente em geração solar fotovoltaica.
  • Experiência em análise, tratamento e preenchimento de dados meteorológicos, solarimétricos e de geração solar fotovoltaica, incluindo gestão de grandes volumes de dados.
  • Experiência em estudos e desenvolvimentos de metodologias para previsão de geração de fontes intermitentes, com conhecimentos comprovados em inteligência artificial e machine learning.
  • Experiência em gestão de projetos relacionados a este subprojeto.
  • Proficiência em comunicação e elaboração de relatórios em língua portuguesa.

Uma reunião virtual será realizada em 23 de janeiro para esclarecimento de dúvidas das empresas interessadas. Clique aqui para acessar a reunião via Microsoft Teams.

Para mais informações sobre o Projeto META II, acesse aqui.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...