Itaipu Assina Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão: Um Marco para as Estatais Federais

Data:

Compartilhe:

Iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos visa aprimorar políticas públicas e promover estratégias de diversidade nas empresas estatais federais

A Itaipu Binacional participou do lançamento do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais, realizado em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), contou com a assinatura de mais de 30 empresas estatais federais e tem como objetivo fortalecer a cooperação para a promoção da diversidade e a implementação de políticas públicas inclusivas.

Compromisso com a Diversidade

O diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, representou a empresa no evento e recebeu o certificado de assinatura como primeira entidade. Apesar de a Itaipu não ser uma estatal, mas uma entidade binacional regida pelo Tratado entre Brasil e Paraguai, a empresa fez questão de participar para reafirmar seu comprometimento com a causa da diversidade e inclusão.

Delazari destacou a importância do pacto como um marco histórico para o Brasil, enfatizando o engajamento das empresas públicas e ministérios na promoção de políticas afirmativas. “A Itaipu já vive esse momento desde o início da nossa gestão, com políticas afirmativas, grupos de estudos, mudanças institucionais que vão refletir, a médio prazo, numa melhoria da equidade, da igualdade, da diversidade e, obviamente, na produção do nosso principal produto, que é a energia,” afirmou Delazari.

A Importância do Pacto

A ministra da Gestão, Esther Dweck, ressaltou que a assinatura do pacto deve fomentar o compartilhamento de estratégias e a promoção de boas práticas de diversidade e inclusão entre as estatais. “As estatais geram mais de 400 mil empregos diretos e certamente são uma força indutora de boas práticas no mercado. E esse pacto está totalmente alinhado à missão do MGI de construir um Estado realmente inclusivo,” destacou Dweck.

O evento contou ainda com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; da ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara; e do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, além de presidentes e representantes das estatais e outras autoridades.

Medidas e Iniciativas da Itaipu

A Itaipu Binacional tem se dedicado a iniciativas internas voltadas para a inclusão, igualdade e equidade. Entre as ações estão a divulgação e convite para eventos sobre os temas, a criação do Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão na margem esquerda (brasileira) e outras medidas para promover a diversidade.

Neste ano, a Assessoria de Responsabilidade Social da Itaipu organizou uma conscientização sobre desigualdade de gênero no Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado em 26 de agosto. Em junho, a empresa promoveu uma palestra com a empresária e escritora Luana Génot, com o tema “Como promover a Igualdade Racial no Ambiente de Trabalho,” que contou com a participação de mais de 300 empregados.

Artigos relacionados

Vibra Energia consolida controle da Comerc após aprovação do Cade

Com 98,7% do capital social da Comerc, Vibra Energia amplia sua participação no mercado de comercialização de energia,...

Eletrobras pede extensão de prazo no STF para buscar conciliação na ADI 7.385

Mediação entre a companhia e a Administração Pública Federal é prorrogada por 90 dias em busca de um...

Bandeira Vermelha ou Amarela de Energia Deve Persistir Até o Fim do Ano, Afirma...

Cobranças adicionais refletem a escassez na geração de energia e afetam diretamente o consumidorA conta de energia elétrica...

Claro Impulsiona Sustentabilidade com 100ª Usina e 1 TWh de Energia Renovável

Programa Energia da Claro já compensou mais de 1 TWh de energia em 2023, atendendo 75% do consumo...