Minerva e Elera Renováveis Unem Forças para Revolucionar o Setor Alimentício com Projeto de Energia Solar

Data:

Compartilhe:

Investimento de R$ 20 milhões Marca Nova Fase na Autoprodução de Energia Fotovoltaica no Brasil

A Minerva S.A., por meio de sua unidade Minerva Energy, e a Elera Renováveis firmaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento de um projeto inovador de autoprodução de energia solar. A aliança, que envolve um investimento significativo de R$ 20 milhões, visa a construção e operação de uma unidade fotovoltaica dentro do Complexo Solar Janaúba, um dos maiores empreendimentos de energia renovável do Brasil.

A partir de 2025, a Minerva S.A. começará a utilizar parte da geração de energia solar produzida pelo Complexo Solar Janaúba para abastecer suas nove plantas da Minerva Foods. Este movimento marca um passo importante na estratégia da empresa de reduzir suas emissões e melhorar a sustentabilidade de suas operações até 2040.

Compromisso com a Sustentabilidade e a Energia Renovável

A parceria entre Minerva e Elera Renováveis está alinhada com a visão de longo prazo da Minerva Foods em relação à sustentabilidade. Desde 2020, a Minerva Foods tem garantido que 100% da energia adquirida para suas operações seja de origem renovável. A empresa utiliza Certificados de Energia Renovável (I-RECs) para certificar e rastrear a origem de sua energia, o que permite a neutralização das emissões de gases de efeito estufa (escopo 2) em todos os países onde atua.

Edison Ticle, CFO da Minerva S.A., destacou a importância desta nova iniciativa para a empresa: “Esta é mais uma grande conquista da agenda de sustentabilidade da Minerva, com foco na promoção de alternativas renováveis, eficientes e sustentáveis no abastecimento de energia. Ficamos muito satisfeitos com essa importante parceria com a Elera e por darmos este importante passo em nossa estratégia ESG.”

Impactos Positivos e Perspectivas para o Futuro

Para Natascha Padis, diretora Comercial e Marketing na Elera Renováveis, a colaboração entre as duas empresas representa um avanço significativo na redução das emissões de carbono e no fortalecimento da segurança energética da cadeia de suprimentos. Ela afirmou: “Essa iniciativa está alinhada com as tendências globais de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, demonstrando o papel de liderança das empresas no setor.”

Padis também ressaltou o potencial transformador da parceria para o mercado de alimentos: “Com um compromisso mútuo com a inovação e a excelência, ambas as empresas estão abrindo caminho para uma nova era no setor de alimentos. Essa parceria tem o poder de catalisar mudanças significativas no mercado, inspirando outras empresas a seguirem o exemplo e a investirem em práticas sustentáveis e inovadoras.”

Artigos relacionados

Vibra Energia consolida controle da Comerc após aprovação do Cade

Com 98,7% do capital social da Comerc, Vibra Energia amplia sua participação no mercado de comercialização de energia,...

Eletrobras pede extensão de prazo no STF para buscar conciliação na ADI 7.385

Mediação entre a companhia e a Administração Pública Federal é prorrogada por 90 dias em busca de um...

Bandeira Vermelha ou Amarela de Energia Deve Persistir Até o Fim do Ano, Afirma...

Cobranças adicionais refletem a escassez na geração de energia e afetam diretamente o consumidorA conta de energia elétrica...

Claro Impulsiona Sustentabilidade com 100ª Usina e 1 TWh de Energia Renovável

Programa Energia da Claro já compensou mais de 1 TWh de energia em 2023, atendendo 75% do consumo...