ISA CTEEP Avança com Projeto Piraquê e Obtém Licenças Ambientais para Expansão da Transmissão de Energia

Data:

Compartilhe:

Avanços significativos para a expansão da capacidade de escoamento de energia renovável no norte de Minas Gerais

A ISA CTEEP obteve Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação para o Projeto Piraquê. As licenças foram emitidas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

O Projeto Piraquê é vital para a ampliação da capacidade de escoamento da energia gerada por fontes renováveis no Norte de Minas Gerais, contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional e a integração de fontes renováveis ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Detalhes do Empreendimento

O projeto abrange a construção de oito linhas de transmissão (sete de 500 kV e uma de 345 kV) totalizando 938 km de extensão nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, contempla a construção de duas novas subestações e a ampliação de seis já existentes. Com a obtenção das licenças, as obras em Minas Gerais podem começar, incluindo mais de 850 km de novas linhas de transmissão, duas novas subestações (Janaúba 6 e Capelinha 3) e a ampliação de três subestações (Jaíba, Janaúba 3, Governador Valadares 6).

Impacto Econômico e Social

“Com a previsão de gerar mais de 7 mil empregos diretos e indiretos durante a sua construção, o Projeto Piraquê viabilizará uma relevante conexão para a geração renovável no Estado de Minas Gerais, que é líder na geração de energia solar e responsável por mais de um quinto da produção em todo território brasileiro. O empreendimento também viabilizará a conexão de futuros empreendimentos de transmissão que proporcionarão ainda mais robustez e confiabilidade ao sistema elétrico mineiro e nacional”, declarou Dayron Urrego, diretor-executivo de projetos da ISA CTEEP.

Contexto e Perspectivas

O Projeto Piraquê foi arrematado no Lote 3 do Leilão de Transmissão nº 01/22, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com um investimento previsto de R$ 3,7 bilhões e Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 326 milhões no ciclo 2024-2025, o projeto tem previsão de entrega até setembro de 2027.

Artigos relacionados

Vibra Energia consolida controle da Comerc após aprovação do Cade

Com 98,7% do capital social da Comerc, Vibra Energia amplia sua participação no mercado de comercialização de energia,...

Eletrobras pede extensão de prazo no STF para buscar conciliação na ADI 7.385

Mediação entre a companhia e a Administração Pública Federal é prorrogada por 90 dias em busca de um...

Bandeira Vermelha ou Amarela de Energia Deve Persistir Até o Fim do Ano, Afirma...

Cobranças adicionais refletem a escassez na geração de energia e afetam diretamente o consumidorA conta de energia elétrica...

Claro Impulsiona Sustentabilidade com 100ª Usina e 1 TWh de Energia Renovável

Programa Energia da Claro já compensou mais de 1 TWh de energia em 2023, atendendo 75% do consumo...