Home Geração Hidrelétrica Geração de Belo Monte Impede a Emissão de 5,3 Milhões de Toneladas...

Geração de Belo Monte Impede a Emissão de 5,3 Milhões de Toneladas de CO₂ em 2025

Com energia limpa e renovável, hidrelétrica diminui dependência de termelétricas e contribui para a segurança energética do Brasil

A UHE Belo Monte, localizada no Pará, segue desempenhando um papel estratégico na matriz energética brasileira e na redução do impacto ambiental do setor elétrico. Apenas nos primeiros meses de 2025, a usina evitou que 5,3 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO₂) fossem lançadas na atmosfera, volume que seria gerado por uma termelétrica a gás no mesmo período. O número equivale à retirada de 1,1 milhão de carros das ruas diariamente, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

A marca reforça a importância da geração hidrelétrica para o Brasil, garantindo energia limpa e renovável em larga escala e reduzindo a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que além de mais poluentes, possuem um custo elevado para os consumidores. Os dados foram apurados a partir do boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e das diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), uma das maiores referências mundiais sobre aquecimento global.

A capacidade de Belo Monte se torna ainda mais evidente nos momentos de maior demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN). No dia 24 de fevereiro, quando registrou sua maior geração média no ano, atingindo 9.499,50 MW médios, a usina evitou a emissão de 93 mil toneladas de CO₂. Na ocasião, sua produção de energia foi suficiente para abastecer cerca de 53 milhões de pessoas.

Impacto ambiental e eficiência da usina

Desde que entrou em operação plena, em 2019, Belo Monte já evitou 77,7 milhões de toneladas de CO₂, o equivalente ao impacto ambiental de 16,9 milhões de veículos a menos em circulação. Além disso, pesquisas apontam que a hidrelétrica é a quinta mais eficiente do Brasil em relação à intensidade de emissões de gases de efeito estufa, sendo a que menos impacta o bioma amazônico, conforme estudo do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O estudo também indica que, nos próximos cinco a dez anos, as emissões provenientes da área alagada do empreendimento devem ser ainda menores, consolidando a usina como uma referência mundial em energia renovável.

A relevância de Belo Monte para o Brasil

Sendo a maior hidrelétrica 100% brasileira e a quinta maior do mundo, Belo Monte desempenha um papel fundamental para a segurança energética nacional. A usina auxilia na recuperação e manutenção dos reservatórios de outras hidrelétricas, reduzindo a pressão sobre esses sistemas e garantindo um fornecimento de energia mais estável e sustentável.

Nos primeiros meses de 2025, Belo Monte se destacou como a hidrelétrica que mais gerou energia no Brasil, reafirmando sua importância estratégica. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 84,25% da produção de energia do SIN é proveniente de fontes renováveis, com as hidrelétricas respondendo por 55% desse total.

O impacto positivo de Belo Monte na matriz energética do Brasil reforça o papel das hidrelétricas na transição para um futuro de baixo carbono, garantindo que o país continue avançando na produção de energia limpa e sustentável.

Exit mobile version