Home PDI&Tec ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de Transmissão...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de Transmissão em Cabreúva

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de Transmissão em Cabreúva

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia de ponta, segurança e eficiência, acompanhando a expansão acelerada do setor de transmissão no Brasil

A ISA ENERGIA BRASIL, uma das principais operadoras de transmissão de energia do país, acaba de concluir um passo relevante na modernização de sua infraestrutura: a revitalização do Centro de Operação de Transmissão (COT) localizado em Cabreúva, São Paulo. A unidade, que atua como centro de retaguarda da companhia, foi equipada com novas tecnologias de automação, supervisão e telecomunicações, reforçando a confiabilidade, a eficiência e a segurança das operações da empresa.

O investimento integra a estratégia da ISA ENERGIA BRASIL de fortalecer a infraestrutura crítica de transmissão elétrica diante do aumento da demanda, da complexidade das redes e da crescente integração de fontes renováveis. Segundo Bruno Isolani, diretor-executivo de Operações, a modernização proporciona ganhos tangíveis para a tomada de decisões em tempo real, aliando bem-estar da equipe à performance técnica.

“Entre as inovações estão sistemas de automação, infraestrutura de telecomunicações e ferramentas de supervisão, que contribuem para mais eficiência e confiabilidade nas operações. Seguimos atuantes com nossos dois centros de operação, em Jundiaí e Cabreúva, para fornecer um serviço de transmissão cada vez mais robusto e eficaz à sociedade”, destacou Isolani.

Modernização para uma nova era da transmissão

O novo COT de Cabreúva foi totalmente reestruturado para incorporar ambientes mais seguros e inteligentes, ampliando a capacidade da companhia de monitorar, controlar e responder a eventos em sua vasta malha elétrica. A unidade agora conta com infraestrutura de alto desempenho voltada à consciência situacional, ou seja, a habilidade de interpretar rapidamente o status da rede e agir com precisão diante de qualquer anomalia.

A atualização também inclui ferramentas de apoio à decisão que reduzem o tempo de resposta em situações críticas, elemento vital para um setor onde segundos podem determinar a continuidade do fornecimento em grandes regiões. Além disso, foram adotadas soluções ergonômicas e ambientais que melhoram o conforto e a segurança dos operadores(as), fundamentais para manter o alto padrão de vigilância 24 horas por dia.

Operação robusta e em expansão

Com operações centralizadas nos COTs de Jundiaí e Cabreúva, ambos em São Paulo, a ISA ENERGIA BRASIL monitora mais de 30 mil quilômetros de linhas de transmissão e 137 subestações espalhadas por 18 estados brasileiros. A estrutura operacional permite o controle em tempo real de um dos maiores portfólios de ativos do setor elétrico nacional.

O crescimento da companhia nas últimas décadas foi significativo: entre 2013 e 2023, o número de concessões passou de 15 para 35, e o total de quilômetros de linhas mais que dobrou. Esse avanço acompanha a modernização do sistema elétrico brasileiro e a necessidade de infraestruturas mais resilientes e tecnológicas, capazes de integrar a geração renovável e responder a novos padrões de consumo.

Sustentabilidade, tecnologia e compromisso

A atuação da ISA ENERGIA BRASIL no segmento de transmissão vai além da operação segura e eficiente: envolve um compromisso estratégico com a transição energética, com a digitalização do setor elétrico e com a sustentabilidade. A modernização do COT em Cabreúva é um reflexo direto desse alinhamento com as diretrizes globais de eficiência energética e inovação tecnológica.

Além de garantir a continuidade do fornecimento de energia em condições normais e críticas, a infraestrutura reforçada da empresa representa uma retaguarda estratégica para o sistema interligado nacional (SIN), reduzindo riscos e ampliando a capacidade de resposta a contingências.

Exit mobile version