Nova parceria visa a construção de uma fábrica padronizada nos EUA para acelerar a transição energética e descarbonização industrial
Topsoe, líder global em tecnologias de redução de emissões de carbono, ABB, pioneira em eletrificação e automação, e Fluor, especialista em serviços de engenharia, aquisição e construção, anunciaram uma aliança estratégica para desenvolver um conceito padronizado para a construção da próxima fábrica de células de eletrólise de óxido sólido (SOEC) da Topsoe. Esta fábrica, que será construída em Chesterfield, Virgínia, está sujeita à decisão final de investimento e deverá estar operacional em 2028.
A nova instalação visa produzir eletrolisadores de última geração para a eficiente produção de hidrogênio verde. O hidrogênio verde e seus derivados, como o amoníaco verde e o eMetanol, são considerados essenciais para a descarbonização de indústrias intensivas em energia e para o transporte de longa distância. A abordagem padronizada busca reduzir custos, aumentar a segurança e garantir uma execução eficiente do projeto.
Kim Hedegaard, CEO Power-to-X da Topsoe, destacou o compromisso da empresa em liderar a transição energética. “Os combustíveis eletrónicos são fundamentais para atingir o zero líquido global em 2050. Precisamos aumentar a capacidade dos eletrolisadores e a produção de combustíveis eletrónicos mais rapidamente. Nossas soluções SOEC para a produção de hidrogênio verde podem contribuir significativamente para a economia dos combustíveis eletrónicos, e com a aliança, podemos construir nossa próxima fábrica de forma mais eficiente e rápida.”
A tecnologia SOEC da Topsoe é conhecida por seu design modular que opera em temperaturas mais altas do que outras tecnologias de eletrolisadores, permitindo a produção em escala industrial de hidrogênio verde usando eletricidade renovável. Quando combinada com o calor residual de processos downstream, como produção de amônia, metanol ou aço, a tecnologia SOEC produz mais hidrogênio por consumo total de energia comparado às tecnologias convencionais, resultando no menor custo nivelado de hidrogênio por volume de megawatt.
Brandon Spencer, presidente da ABB Energy Industries, ressaltou a importância da colaboração. “Progredir na transição energética exige colaboração e equilíbrio entre tecnologias existentes e novas, impulsionadas por parcerias que abrangem toda a cadeia de valor energético. Ao unir forças com a Topsoe e a Fluor, podemos apoiar a expansão da tecnologia para permitir que os esforços da sociedade avancem em direção a um futuro com emissões líquidas zero.”
Richard Meserole, presidente do negócio de Tecnologias Avançadas e Ciências da Vida da Fluor, também expressou entusiasmo pela parceria. “A Fluor tem orgulho de fazer parte desta colaboração que apoia a produção de eletrolisadores de última geração para hidrogênio verde como parte da transição energética global. Esperamos continuar ajudando nossos clientes e parceiros a atingir suas metas de descarbonização.”
A crescente dinâmica para projetos de hidrogênio verde, se concretizados, poderá aumentar substancialmente os níveis de produção até 2030. Segundo a Global Hydrogen Review 2023 da Agência Internacional de Energia (AIE), a produção anual de hidrogênio pode atingir 38 milhões de toneladas por ano até 2030, com quase 75% provenientes de eletrolisadores que funcionam com energia renovável.
A Topsoe está atualmente construindo sua primeira fábrica SOEC em Herning, Dinamarca, que deverá estar em operação no final de 2024. A experiência adquirida com este projeto será fundamental para a eficiência e padronização da nova fábrica nos EUA.