Home Política GT do G20 avança em discussões sobre financiamento e acesso às tecnologias...

GT do G20 avança em discussões sobre financiamento e acesso às tecnologias limpa

Ministério de Minas e Energia lidera debates para promover transição energética globalmente

As reuniões presenciais do Grupo de Trabalho (GT) sobre Transições Energéticas do G20 encerraram hoje com progressos significativos nas discussões sobre acesso ao financiamento para a transição energética, especialmente em economias emergentes, e no acesso a tecnologias limpas. Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o GT reuniu 40 delegações entre países membros, convidados e organizações internacionais, durante dois dias.

Mariana Espécie, assessora especial do MME e coordenadora do GT de Transições Energéticas, ressaltou que um dos principais desafios para alcançar o acesso universal às tecnologias limpa é a falta de investimento e financiamento dos setores público e privado. Dados da Agência Internacional de Energia mostram que cerca de um terço da população mundial ainda não tem acesso a uma tecnologia limpa, principalmente em países africanos.

A representante do MME enfatizou a importância da cooperação Sul-Sul e da troca de experiências entre os países para reduzir os custos de investimento e tomar decisões mais eficientes. Segundo ela, os conhecimentos sobre as lições aprendidas e os principais desafios são fundamentais para conceber e implementar políticas efetivas.

Durante o evento, os membros da delegação brasileira sugeriram caminhos para incluir e financiar o acesso universal às tecnologias limpa nas políticas energéticas nacionais dos países do G20. O encontro, realizado na sede do Serpro, em Brasília (DF), contou com a participação de cerca de 150 delegados de diferentes países.

O GT de Transições Energéticas do G20, coordenado pelo MME em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem como objetivo promover uma ação política coordenada para acelerar e maximizar os benefícios da transição energética globalmente. Os debates intensos realizados ao longo de dois dias visam avançar com propostas concretas para enfrentar os desafios energéticos do mundo contemporâneo.

Exit mobile version