Investimento de R$ 36,8 milhões trará equipamentos mais modernos e eficientes para as unidades, garantindo operação segura e confiável
Dois importantes serviços de modernização foram iniciados nas usinas Henry Borden e Pedreira, com o objetivo de substituir 14 disjuntores de 230 kV e 88 kV, respectivamente. Com um investimento total de R$ 36,8 milhões, os novos equipamentos trarão maior confiabilidade e segurança operacional para as unidades, além de reduzir a necessidade de intervenções de manutenção.
Os disjuntores, em funcionamento desde 1978 na usina Henry Borden, apresentam tecnologia defasada e capacidade de interrupção para curto-circuito ultrapassada. Por isso, a troca por equipamentos mais modernos se faz necessária para garantir a eficiência e o bom funcionamento do sistema elétrico.
Segundo João Ribeiro da C. Neto, gerente do Departamento de Engenharia da EMAE, os novos disjuntores serão adequadamente dimensionados para interromper falhas como curtos-circuitos, proporcionando maior segurança tanto para as unidades quanto para o sistema elétrico como um todo.
Os disjuntores desempenham um papel crucial na operação e conexão elétrica ao Sistema Interligado Nacional, protegendo geradores e demais equipamentos contra sobrecargas, curtos-circuitos e outros problemas elétricos. Além disso, possibilitam as manobras de ligar e desligar as unidades geradoras do sistema elétrico.
As empresas responsáveis pela realização dos serviços são o Consórcio Link of America – Lemar, para a usina Henry Borden, e a Elmo Eletro Montagens Ltda., para a Usina Elevatória Pedreira. Com prazos de execução de 24 meses e 26 meses, respectivamente, espera-se que os novos disjuntores contribuam significativamente para a eficiência e segurança das operações nas usinas.