Home Política Brasil se Torna Farol na Transição Energética Global: Ministro Silveira Aponta Liderança...

Brasil se Torna Farol na Transição Energética Global: Ministro Silveira Aponta Liderança em Fórum nos EUA

Technicians prepare for the start of the 2022 CERAWeek by S&P Global conference in Houston, Texas, U.S., on Monday, March 7, 2022. CERAWeek returned in-person to Houston celebrating its 40th anniversary with the theme, 'Pace of Change: Energy, Climate, and Innovation.' Photographer: F. Carter Smith/Bloomberg

MME destaca papel do Brasil no avanço rumo a uma economia verde e integração energética na América do Sul durante participação na CERAWeek em Houston.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em sua recente participação no Fórum da América Latina na CERAWeek by S&P Global, em Houston, nos Estados Unidos, enfatizou o papel do Brasil como exemplo de liderança no processo de transição energética global. Silveira destacou a visão e ações do presidente Lula rumo a um novo modelo econômico baseado na economia verde, impulsionando a integração e aceleração da transição energética na região.

Silveira ressaltou a urgência e inevitabilidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na geração de energia, reafirmando o compromisso global nesse sentido. Além disso, ele destacou os esforços do Brasil em ampliar a integração entre os países da América do Sul, especialmente no combate à pobreza energética.

“Com a energia como ponto de convergência entre os países do Sul Global, sob a liderança do presidente Lula, avançaremos em direção a um novo modelo econômico que valorize os países com matrizes energéticas mais limpas”, afirmou o ministro. Ele enfatizou a importância de criar mecanismos para valorizar os produtos verdes e olhar para a transição energética como um catalisador do desenvolvimento econômico e social, combatendo desigualdades.

O ministro apontou que a América do Sul já está na vanguarda da transição energética, com sua natural vocação para energias limpas e riquezas de recursos energéticos e minerais capazes de impulsionar mercados globais. Para isso, ele destacou a necessidade de modelos regulatórios sólidos e adaptados às necessidades de cada país da região, visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento desse novo mercado.

No âmbito nacional, Silveira ressaltou que o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e tem trabalhado em políticas públicas para reduzir ainda mais a dependência de combustíveis fósseis. Ele mencionou iniciativas como o relançamento do Programa Luz para Todos e a interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Durante o evento, Silveira também participou do painel “Energia da América Latina: Escolhas e novos rumos”, onde anunciou a intenção de incluir baterias no leilão de reserva de capacidade, previsto para este ano. Ele destacou a pluralidade energética do país e respondeu a perguntas sobre a liderança do Brasil na transição energética e seu papel no G20 e na segurança energética.

“O Brasil está fortemente comprometido com a transição energética como um novo vetor de economia, apostando na energia como um fator de convergência entre os países”, afirmou Silveira. Ele enfatizou o rigor na legislação ambiental e os esforços em busca do equilíbrio entre inclusão, desenvolvimento e geração de oportunidades.

O mediador do painel foi Carlos Pascual, líder da integração de geopolítica, energia, mudanças climáticas e mercados para a S&P Global Commodity Insights. A participação de Silveira reforçou o compromisso do Brasil com a transição energética global e seu papel como protagonista nesse processo.

Exit mobile version