Programa do Ministério de Minas e Energia garante acesso à eletricidade em regiões remotas, promovendo inclusão e desenvolvimento.
O Luz Para Todos continua a sua missão de combater a pobreza energética no Brasil, trazendo luz e esperança para milhares de famílias em 2024. De janeiro a março deste ano, o programa do Ministério de Minas e Energia (MME) beneficiou diretamente 9.803 famílias, totalizando 39,2 mil pessoas assistidas. O investimento totalizou R$ 228.299.414,87, sendo a maior parte das ligações realizadas em localidades remotas da Amazônia Legal, representando 70,92% dos novos consumidores, enquanto 29,08% foram em áreas rurais.
“O Luz Para Todos voltou com toda a força. Essa é uma das grandes marcas do presidente Lula e nós vamos atender 500 mil famílias até o fim de 2026. Levar eletricidade significa gerar empregos, renda e dar dignidade às brasileiras e aos brasileiros”, destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Em alguns estados como Amapá e Pará, as ligações foram realizadas de forma inovadora, utilizando kits individuais de energia solar, proporcionando acesso à eletricidade mesmo em regiões mais remotas. Já em Acre, Bahia, Maranhão, Piauí e Rondônia, as comunidades foram beneficiadas com a extensão da rede até as zonas rurais.
Jaime Cardoso Correia, trabalhador rural residente na cidade de Breves, Pará, expressa sua gratidão pela instalação do kit de energia solar em sua comunidade, que anteriormente dependia de geradores a diesel. “Sempre sonhamos com a chegada da energia. A instalação foi feita cinco meses atrás e nunca deu problema. Só temos o que agradecer”, compartilha.
Para o ano de 2024, a meta é ambiciosa: levar eletricidade a 75.723 famílias em todo o Brasil, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). No ano anterior, em 2023, os objetivos foram superados em 24%, com 64.592 unidades consumidoras beneficiadas. O Luz Para Todos continua a ser uma ponte para a inclusão e o desenvolvimento, transformando vidas e comunidades através do acesso à energia elétrica.