O teste, que começou esta semana, terá duração de aproximadamente 40 dias.
A BYD está iniciando a fase de testes com um ônibus elétrico em Belo Horizonte como parte do Plano Mobilidade Limpa. O programa visa renovar 40% da frota de ônibus da cidade com veículos elétricos e movidos a biocombustível.
O modelo escolhido é o BYD D9A, um ônibus tipo padron com autonomia de até 250 quilômetros com a carga completa e capacidade para 78 passageiros. Equipado com ar-condicionado, chassi tubular em aço de alta resistência à torção e flexão, o ônibus possui motor integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, suspensão pneumática dianteira e traseira com ajuste de altura, sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo para maior segurança e autonomia.
Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, destaca a importância desse passo para tornar o transporte sustentável em Belo Horizonte, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população. Além disso, os ônibus elétricos apresentam um custo mensal de abastecimento até quatro vezes menor que os ônibus a diesel, proporcionando ganhos ambientais significativos.
A BYD, com 70 mil ônibus em operação no mundo todo, já é destaque na América Latina com 1.900 ônibus em operação no Chile e na Colômbia. O teste em Belo Horizonte representa mais um avanço na adoção de soluções de mobilidade limpa no Brasil.