Os veículos foram desenvolvidos com base no caminhão T7, do fabricante BYD, implementando características próprias de acordo com as necessidades do projeto.
A Iberdrola, por meio de sua subsidiária no Brasil, a Neoenergia, está operando caminhões elétricos para realizar trabalhos de manutenção e construção de redes elétricas. Em pouco mais de um ano, a frota de caminhões elétricos percorreu 29.000 quilômetros nas cidades de Limeira e Mairiporã, no interior de São Paulo.
O projeto faz parte de uma estratégia de investimento para desenvolver a mobilidade elétrica no Brasil e inclui iniciativas como a implementação de um sistema de controle por telemetria. Esse sistema permite a medição remota de grandezas físicas, como o estado da bateria, para calcular a necessidade de recarga e identificar pontos disponíveis ao longo do trajeto planejado.
Os caminhões, desenvolvidos com base no modelo T7 do fabricante BYD, foram equipados com cestos aéreos do tipo eletro hidráulico, destacando-se pelo sistema de recargas de oportunidade na própria rede de distribuição. O carregador instalado na carroceria pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora.
Além disso, a Neoenergia está promovendo a mobilidade elétrica em diferentes áreas, como o desenvolvimento da infraestrutura de recarga. A empresa está construindo o Corredor Verde, uma eletrovia com mais de 1.200 quilômetros de extensão entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, incluindo 17 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo 12 de recarga rápida.
A Iberdrola reforça seu compromisso com a eletrificação do transporte como parte de sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada. A empresa está envolvida em iniciativas que abrangem diferentes setores e busca acelerar a descarbonização do transporte rodoviário pesado, visando combater as mudanças climáticas e melhorar a eficiência do combustível.