ACCIONA e ACCIONA Energia Elevam Dívida Sustentável para 79% em 2023

Data:

Compartilhe:

Empresas concluem 18 novas linhas de financiamento, reforçando seu compromisso com práticas de investimento sustentável

ACCIONA e ACCIONA Energia atingiram um marco significativo em sua jornada rumo à sustentabilidade financeira em 2023, aumentando sua dívida sustentável para 79% do total da dívida corporativa, um aumento de 15 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Este crescimento reflete a atratividade crescente da estratégia de investimento baseada em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) adotada por ambas as empresas.

Durante o ano passado, ACCIONA e ACCIONA Energia finalizaram 18 novas linhas de financiamento, totalizando cerca de 3 bilhões de euros, no âmbito do seu novo Quadro de Financiamento de Impacto Sustentável. Essas iniciativas elevaram o saldo total pendente da dívida sustentável do grupo para quase 9,87 bilhões de euros.

Além disso, as empresas avançaram em sua estratégia de diversificação das fontes de financiamento. A ACCIONA se tornou a primeira empresa espanhola a obter um empréstimo Samurai de 45 bilhões de ienes (288 milhões de euros) no mercado japonês, enquanto a ACCIONA Energia concluiu seu primeiro programa de notas verdes, com um limite máximo de 2 bilhões de euros.

O Quadro de Financiamento de Impacto Sustentável estabelecido pelas empresas abrange duas categorias principais de financiamento: projetos classificados como sustentáveis de acordo com a taxonomia da UE (financiamento verde) e objetivos corporativos específicos relacionados à sustentabilidade (sustentabilidade financeira vinculada). Dentro de cada categoria, também são incorporados objetivos de impacto local, ambiental ou social.

O Relatório de Finanças Sustentáveis, verificado pela KPMG, reflete o impacto positivo alcançado por esses instrumentos financeiros sustentáveis. Em 2023, o financiamento verde possibilitou a instalação de 4.158 MW de energia renovável, eletrificação de 35.278 quilômetros de infraestrutura de transporte, construção de mais de 5.000 m² de edifícios sustentáveis e geração de 164.096 m³ de água de qualidade, evitando assim 9.870 toneladas de emissões de CO2.

Além disso, ACCIONA e ACCIONA Energia cumpriram confortavelmente suas metas de redução de emissões e investimento alinhado com a taxonomia da UE de atividades sustentáveis, além de alcançarem seus objetivos ligados aos compromissos de impacto local.

Artigos relacionados

TSEA Energia: Exportando Tecnologia de Ponta e Elevando o Brasil no Cenário Internacional

Empresa brasileira se destaca entre os principais players do mercado global ao exportar tecnologia de ponta, consolidando sua...

Banco do Brasil Ultrapassa R$ 15 Bilhões em Financiamentos para Energias Renováveis e Mira...

Instituição projeta dobrar a carteira de crédito sustentável para R$ 30 bilhões, destacando a transição energética como prioridade...

ANEEL e Distribuidoras de Energia Avaliam Planos de Contingência para Enfrentar o Verão de...

Reunião com sete empresas do setor elétrico discute ações preventivas e estratégias para garantir a resiliência das redes...

Brasil e Rússia Avançam em Cooperação Energética com Foco no Gás Natural e Transição...

Reunião no MME reforça integração econômica e energética entre os países do BRICS, com destaque para o gás...