ONS abre consulta externa sobre procedimentos de PMO e CMO semi-horário em conformidade com REN 1078/2023

Data:

Compartilhe:

Contribuições podem ser feitas até 26 de fevereiro de 2024 para propostas de alterações nos Procedimentos de Rede do ONS.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deu início à consulta externa dos Procedimentos de Rede em conformidade com a Resolução Normativa (REN) nº 1.078, de 28 de novembro de 2023, referente ao Programa Mensal da Operação Energética (PMO) e ao Custo Marginal da Operação (CMO) semi-horário. As contribuições para esse processo estarão abertas até o dia 26 de fevereiro de 2024.

A REN nº 1.078/2023, publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), promoveu alterações na REN 1.032/2022, estabelecendo critérios e procedimentos para a elaboração do PMO, além de definir o CMO e o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD).

Conforme o Art. 33 da REN 1.078/2023, o ONS realizou modificações nos Procedimentos de Rede, o que motivou a abertura da Consulta Externa CE 0002-2024 para receber contribuições sobre essas propostas. As áreas abrangidas por essa consulta incluem diversos submódulos, tais como critérios para estudos energéticos e hidrológicos, planejamento da operação energética de médio prazo, programação mensal e diária da operação energética, e atualização de informações sobre restrições hidráulicas dos aproveitamentos hidroelétricos.

As alterações propostas envolvem revisões de baixo impacto para compatibilização com o processo atual, criação de novos documentos operacionais e planos de contingência, entre outros aspectos. Para acessar o documento com as principais alterações propostas pelo ONS e contribuir com o processo de revisão, é possível fazê-lo através do ConsultaPR no SINtegre até o dia 26/02/2024.

Link para o documento com as principais alterações propostas pelo ONS: aqui

Link para o processo de revisão no ConsultaPR no SINtegre e contribuição: aqui

Artigos relacionados

Philco Investe em Energia Limpa e Celebra Compromisso Ambiental

A empresa reduz emissões de CO2 e se destaca no mercado com práticas ambientalmente responsáveisA Philco, conhecida por...

Incentivo Fiscal para Cooperativas de Energia em SC: Um Impulso ao Desenvolvimento Rural

Governo de Santa Catarina oferece crédito presumido de 20% no ICMS para cooperativas e concessionárias de energia elétrica...

Nestlé e Enel Brasil Formam Consórcio para Autoprodução de Energia Eólica e Abastecimento de...

Acordo inclui a criação de três consórcios de energia renovável no complexo Cumaru, no Rio Grande do Norte,...

Grupo Safra Amplia Suas Apostas no Setor Energético com Aquisição da Give Energia

Comercializadora de energia em fase pré-operacional reforça estratégia da holding em um mercado em expansãoA J. Safra Holding,...