Construída em 1910, a Usina Maruim foi a segunda implantada em Santa Catarina e se tornou a terceira mais importante do país na geração de energia elétrica após sua inauguração.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, realizaram uma vistoria nas obras de revitalização da histórica Usina Hidrelétrica Maruim, em São José. Prevista para ser inaugurada no final de março, a obra está 70% concluída, com um investimento de R$ 9 milhões.
Desativada em 1972, devido ao surgimento de usinas maiores, agora passa por um processo de revitalização que a transformará em um ponto turístico e de geração elétrica para o município.
A revitalização da usina, um acordo entre o prefeito e a Celesc, visa resgatar a história da região. Além de fornecer mil quilowatts ao parque gerador da Companhia, suficiente para atender a cerca de 2 mil unidades consumidoras locais, a iniciativa busca preservar o patrimônio histórico-cultural e transformar a usina em um atrativo turístico.
O presidente da Celesc destacou o Projeto Portas Abertas, que permitirá visitas guiadas à usina, proporcionando uma experiência educativa sobre o funcionamento de uma hidrelétrica. A reinauguração da Usina Maruim representa um marco histórico e simboliza o compromisso da Celesc com a entrega de energia de qualidade e a preservação do patrimônio histórico.
Com a finalização das obras, a Usina Maruim contribuirá não apenas para o fornecimento de energia limpa e de qualidade, mas também para o desenvolvimento turístico e cultural da região, integrando-se à rota turística e cultural de São José.