Grupo Nordex Instala Turbinas em Torres Híbridas de 168 Metros no Parque Eólico Karahka

Data:

Compartilhe:

Essa é a primeira torre híbrida de concreto e aço, alcançando uma altura de cubo de 168 metros.

O Grupo Nordex está realizando a instalação das primeiras turbinas N163/5.X no parque eólico Karahka, situado na região da Ostrobótnia do Norte, na Finlândia. Este projeto foi encomendado por um consórcio composto pela fornecedora de energia finlandesa Helen Ltd e pelo Ålandsbanken Wind Power Fund. O parque eólico é notável por adotar a primeira torre híbrida de concreto e aço desenvolvida internamente pela Nordex, alcançando uma altura de cubo de 168 metros.

A torre híbrida foi concebida com base na extensa experiência do Grupo na concepção e produção de torres de concreto em diversos países, como Brasil, África do Sul e México, onde mais de 2.500 unidades estão operacionais com êxito.

A Lujabetoni Oy é responsável pela produção local dos elementos de concreto das torres das turbinas eólicas para o parque Karahka, na Finlândia, desde o verão de 2023. As torres híbridas consistem em segmentos de concreto convexos, com até 20 metros de comprimento, montados e fixados no local antes da instalação das seções de aço, nacele e rotor no topo.

Esta torre híbrida, com uma altura central de 168 metros, é a mais alta já instalada pelo Grupo Nordex. Aproveitando a tecnologia testada e comprovada de torres híbridas, a Nordex planeja atingir alturas de cubo ainda maiores nos próximos anos, aumentando assim a capacidade de geração de energia eólica limpa. Está prevista, para 2024, a instalação da primeira torre híbrida de 179 metros na Alemanha, baseada na mesma tecnologia.

O parque eólico Karahka foi desenvolvido pela subsidiária finlandesa da empresa alemã VSB Group, especializada no desenvolvimento e gestão de projetos de energia fotovoltaica e eólica. Localizado ao norte da cidade de Oulainen, cerca de 40 quilômetros a leste do Golfo de Bótnia, o parque eólico contará com turbinas do Grupo Nordex na versão para clima frio, equipadas com o Sistema Antigelo Avançado para prevenir a formação de gelo nas pás do rotor.

O pedido para o parque Karahka foi feito em 2022 e compreende 25 turbinas eólicas N163/5.X, totalizando uma capacidade de 147,5 MW.

Artigos relacionados

Philco Investe em Energia Limpa e Celebra Compromisso Ambiental

A empresa reduz emissões de CO2 e se destaca no mercado com práticas ambientalmente responsáveisA Philco, conhecida por...

Incentivo Fiscal para Cooperativas de Energia em SC: Um Impulso ao Desenvolvimento Rural

Governo de Santa Catarina oferece crédito presumido de 20% no ICMS para cooperativas e concessionárias de energia elétrica...

Nestlé e Enel Brasil Formam Consórcio para Autoprodução de Energia Eólica e Abastecimento de...

Acordo inclui a criação de três consórcios de energia renovável no complexo Cumaru, no Rio Grande do Norte,...

Grupo Safra Amplia Suas Apostas no Setor Energético com Aquisição da Give Energia

Comercializadora de energia em fase pré-operacional reforça estratégia da holding em um mercado em expansãoA J. Safra Holding,...