Home Geração Solar Athon Energia Adquire Usinas Solares da GreenYellow e Atinge Mais de 210...

Athon Energia Adquire Usinas Solares da GreenYellow e Atinge Mais de 210 MWp em Geração Distribuída

Athon Energia Adquire Usinas Solares da GreenYellow e Atinge Mais de 210 MWp em Geração Distribuída

Com aquisição de 23 usinas fotovoltaicas, empresa reforça liderança no mercado de energia solar para clientes corporativos

A Athon Energia, uma das maiores empresas de geração distribuída (GD) voltada para clientes corporativos no Brasil, anunciou a aquisição de 23 usinas fotovoltaicas da multinacional francesa GreenYellow. Essa operação eleva a capacidade instalada da empresa para mais de 210 megawatt-pico (MWp), consolidando ainda mais seu papel de destaque no segmento de geração solar distribuída no país.

As novas usinas estão localizadas em seis estados – Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro – além do Distrito Federal, somando uma capacidade instalada de 50,68 MWp. Com essa ampliação, a expectativa é de que a produção de energia das 23 usinas alcance cerca de 100.000 megawatts-hora (MWh) por ano. Este volume de geração equivale a mais de 35 mil toneladas de emissão de gás carbônico evitadas, energia suficiente para abastecer 51 mil residências e o equivalente ao plantio de 253 mil árvores.

Expansão contínua e histórico de crescimento

A aquisição é a segunda grande operação da Athon Energia nos últimos anos. Em dezembro de 2023, a empresa comprou 13 usinas fotovoltaicas da RGD – Raízen Gera Desenvolvedora, adicionando 50 MWp à sua capacidade instalada. No ano seguinte, em outubro, a Athon realizou a maior captação de debêntures incentivadas para o setor de geração distribuída, no valor de R$ 605 milhões, com rating AAA concedido pela agência de classificação de risco Fitch.

Com o novo acordo, a empresa passará a operar mais de 70 usinas solares em 2025, o que reforça sua posição de liderança no mercado de geração distribuída voltada para clientes empresariais, especialmente os do setor de infraestrutura.

Breno Megale, sócio-diretor da Athon Energia, destacou a importância estratégica da transação para a expansão da empresa no mercado. “A transação reflete nosso esforço contínuo para consolidar a presença da empresa no mercado de geração distribuída, alinhada à estratégia de oferecer soluções robustas e de longo prazo para atender os clientes corporativos, especialmente do setor de infraestrutura. Seguimos construindo uma base sólida para expandir os negócios e a atuação da Athon tanto via nosso apetite para novas aquisições quanto de forma orgânica, contribuindo assim para uma transição energética sustentável”, afirmou Megale.

GreenYellow mantém estratégia de desenvolvimento no Brasil

A multinacional GreenYellow reafirmou seu compromisso com o mercado brasileiro, onde atua como um player relevante na construção de usinas solares e fornecimento de energia renovável. A venda das usinas faz parte da estratégia de rotação de ativos da empresa, permitindo a reinjeção de capital em novos projetos de infraestrutura no país.

Marcelo Xavier, presidente da GreenYellow, ressaltou a importância do acordo com a Athon para os planos de expansão da empresa no Brasil. “O acordo fechado com a Athon está alinhado com a estratégia de atuar como um operador de ativos, o que inclui, também, a rotação de uma parte deles para investimento em novos projetos no país”, explicou Xavier.

Além da venda das usinas, a GreenYellow conta com novos projetos de financiamento que devem impulsionar o plano de investimento da empresa em território brasileiro.

Próximos passos regulatórios

Embora o acordo entre Athon Energia e GreenYellow represente um marco importante para o setor de geração distribuída, o fechamento da operação ainda está sujeito à aprovação de órgãos reguladores, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Essa operação reflete o crescimento acelerado do mercado de geração solar distribuída no Brasil, impulsionado pela busca por maior sustentabilidade, eficiência energética e pela crescente demanda por energia limpa no setor corporativo.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version