Universidade prevê economia de R$ 8,3 milhões e redução de emissões com energia limpa para 32 unidades em todo o Ceará
A RZK Energia, empresa referência em geração e comercialização de energia renovável no Brasil, anuncia um contrato de longo prazo com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para o fornecimento de energia no ambiente de contratação livre (ACL). A parceria, que inclui 32 unidades consumidoras ligadas à universidade, projeta uma economia de R$ 8,3 milhões até 2029, beneficiando campi, centros de pesquisa e institutos em oito municípios do Ceará.
Com duração de 60 meses, o contrato prevê o fornecimento de 133.861,59 megawatt-hora (MWh) para abastecer unidades da UFC como faculdades, laboratórios, sedes administrativas e centros culturais. Entre as localidades contempladas estão Fortaleza, Sobral, Crateús, Russas, Eusébio, Quixadá, Itapajé e Pentecoste, incluindo espaços simbólicos como a Casa Amarela Eusélio Oliveira, o Museu de Arte da UFC (Mauc) e o Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
A iniciativa garante à universidade um suprimento de energia 100% renovável, proveniente de fontes como solar fotovoltaica e biogás, além de fortalecer a sustentabilidade da instituição, com significativa redução de emissões de carbono. “Essa parceria possibilita não apenas uma economia relevante para a UFC, mas também um avanço em direção a uma operação mais sustentável e alinhada com a transição energética”, explica João Pedro Correia Neves, sócio da RZK Energia.
Crescimento e democratização do mercado livre de energia
A UFC faz parte de um movimento mais amplo de crescimento do mercado livre de energia, que desde janeiro de 2024 permite que consumidores de média e alta tensão do Grupo A (acima de 2,3 kV) escolham seu fornecedor e fonte de energia, promovendo economia e escolha de fontes renováveis. Esse modelo tem atraído um número crescente de empresas e entidades públicas, como os Correios e o Metrô de São Paulo, também atendidos pela RZK Energia.
O mercado livre de energia vem se expandindo rapidamente no Brasil: nos últimos 12 meses, registrou um crescimento de 50% no número de consumidores, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Com um total de 53,8 mil unidades consumidoras no mercado livre, as estimativas apontam um potencial de crescimento para até 20 milhões de unidades à medida que a abertura total do mercado livre se aproxima.
O papel da RZK Energia na transição energética
Para a RZK Energia, o contrato com a UFC representa mais um passo em sua estratégia de expansão e apoio à transição energética. A empresa vem aproveitando o momento de abertura do mercado livre para oferecer soluções customizadas e integradas para seus clientes, permitindo maior flexibilidade e gestão eficiente de consumo de energia. Além de contratos com entidades públicas, a RZK atende também o setor privado, promovendo a adoção de práticas sustentáveis e contribuindo para um mercado de energia mais limpo e acessível.
“A transição energética é uma realidade inevitável, e a RZK Energia tem buscado promover essa mudança de forma inclusiva e acessível. Com o mercado livre, conseguimos ampliar o acesso à energia renovável e agregar valor ao oferecer ferramentas para economia e sustentabilidade”, destaca Neves. A empresa está preparada para atender a um número ainda maior de consumidores, à medida que mais empresas e instituições públicas enxergam as vantagens do ACL, tanto do ponto de vista financeiro quanto ambiental.
Com a flexibilização do mercado, o ACL permite que consumidores optem por fontes sustentáveis de energia, e a RZK Energia tem sido pioneira nesse aspecto ao alavancar o uso de tecnologias e práticas que asseguram um fornecimento de energia eficiente e ambientalmente responsável.