Ministro Alexandre Silveira discute investimentos em biogás e hidrogênio verde com a Presidente do Senado Federal da Alemanha
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu nesta terça-feira (17/09) em Brasília a Presidente do Senado Federal e Primeira-Ministra do Estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, Manuela Schwesig. Durante a visita, foram discutidos os investimentos que empresas alemãs têm realizado no Brasil, especialmente em projetos de biogás e hidrogênio verde.
A agenda da líder alemã inclui diálogos estratégicos sobre o potencial de colaboração entre os dois países, com foco na sustentabilidade e na inovação energética. Na véspera, Manuela foi recebida pelo presidente Lula no Palácio do Planalto, destacando a importância de sua missão.
Compromisso com Energias Renováveis
“O Brasil tem trabalhado para fomentar parcerias em toda a cadeia do combustível. Somos um dos países que reúne o potencial de mineração do urânio com a capacidade de produção de combustível nuclear. Além disso, a implementação do hidrogênio verde e do combustível do futuro nos coloca em um caminho para um futuro energético mais limpo”, afirmou Silveira durante o encontro.
A visita de cortesia ocorreu na sede do Ministério de Minas e Energia (MME) e contou com a presença da embaixadora da República Federativa da Alemanha, Bettina Cadenbach, e de outros representantes do governo alemão, reforçando a colaboração internacional no setor energético.
Parceria Energética Brasil-Alemanha
Em março de 2023, Brasil e Alemanha assinaram um documento que reafirma a Parceria Energética entre os dois países. O objetivo é estabelecer um diálogo contínuo e profundo a nível operacional e técnico, promovendo a implementação das medidas resultantes dessa parceria.
Além da parceria energética, Brasil e Alemanha também colaboram na área de mineração sustentável, com um acordo assinado entre o MME e o Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK).
Agenda de Visitas e Reuniões
Durante sua estadia, Manuela Schwesig visitará a usina de biogás de Mele, localizada em Toledo, no Paraná, e se reunirá com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Essas interações são parte fundamental de sua missão para fortalecer os laços comerciais e energéticos entre os dois países.