Jovens líderes e representantes públicos se unem para discutir soluções em energia limpa e inclusiva no Brasil
Jovens de diferentes setores da sociedade civil, juntamente com autoridades públicas, concluíram nesta semana o Diálogo Regional Youth20 (Y20) na sede da Cemig, em Belo Horizonte. O evento, preparatório para a Cúpula do G20, reuniu participantes para debater o tema crucial da “Transição Energética Justa”. O principal resultado foi a criação de uma carta de recomendações destinada aos líderes globais, delineando ações prioritárias para garantir o acesso universal a energia limpa.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, enfatizou a relevância do estado sediar um evento tão significativo. “Estamos discutindo um futuro sustentável, responsável, tecnológico e inovador. Eventos como este trazem novas ideias que podem impactar positivamente nosso estado e contribuir para um meio ambiente mais limpo”, destacou Zema durante a abertura do evento.
Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, sublinhou o compromisso da empresa com a transição energética. “A Cemig é uma líder nacional nesse debate, sendo uma empresa 100% renovável e a única não-europeia no Dow Jones de Sustentabilidade há 24 anos consecutivos. Estamos orgulhosos de receber os jovens para discutir esse tema tão relevante para o presente e futuro”, afirmou Kumaira.
Durante o encontro, os participantes se dividiram em grupos de trabalho focados em quatro temas principais: governança energética e participação, acesso à energia limpa como catalisador social, equidade energética e metas do Plano Local de Ação Climática. Esses grupos foram essenciais para a elaboração da Carta de Recomendações, que visa integrar a juventude na criação de políticas públicas eficazes.
Barbara Abras, presidente do Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais, destacou a importância das discussões. “Esses temas foram fundamentais para nossa Carta de Recomendações, visando integrar a juventude como protagonista na definição de políticas públicas e oportunidades”, explicou Abras.
Thaiz Nascimento, vice-presidente do Y20, elogiou as propostas apresentadas e enfatizou a necessidade de engajamento contínuo dos jovens. “É uma oportunidade extraordinária para os jovens se conectarem com aqueles que irão representá-los na cúpula do G20. Devemos manter nosso compromisso com essa agenda vital para o nosso futuro”, enfatizou Nascimento.
Além das discussões intensas sobre transição energética, os participantes visitaram o Centro de Operações do Sistema (COS) da Cemig, onde puderam explorar de perto o gerenciamento da produção e transmissão de energia.
A Carta de Recomendações elaborada durante o evento pode ser acessada aqui.