Home Leilão MME implementa novo processo de declaração de demanda para leilões de energia...

MME implementa novo processo de declaração de demanda para leilões de energia elétrica

Sistema de Gerenciamento de Leilões (SGL), uma ferramenta desenvolvida pela CCEE para otimizar e aumentar a segurança das declarações de demanda nos leilões de energia.

Iniciativa visa desburocratizar o setor e aumentar a segurança das informações no mercado de energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última sexta-feira (28/06), a Portaria Normativa Nº 83 GM/MME, que estabelece um novo processo para a declaração de demanda nos leilões de energia elétrica. A criação do Sistema de Gerenciamento de Leilões (SGL) promete otimizar o recebimento dessas declarações e foi desenvolvida em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O SGL surge como uma ferramenta crucial para aumentar a segurança das informações e desburocratizar o setor elétrico, oferecendo uma interface aprimorada para os agentes de distribuição. Estes agentes agora receberão notificações por e-mail com detalhes sobre o processo de declaração do certame em andamento, incluindo a confirmação da inserção dos dados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o envio das declarações.

A confidencialidade das informações será mantida, garantindo a segurança e a competitividade dos leilões de energia elétrica.

O novo sistema foi apresentado oficialmente no dia 20 de junho, durante uma edição especial do evento Momento Capacita, voltado para a capacitação do mercado de energia. Nesta ocasião, os agentes de distribuição puderam participar de uma simulação para testar a funcionalidade do SGL.

Exit mobile version