Integração energética entre os dois países fortalece segurança energética e traz benefícios para consumidores brasileiros
Em uma reunião decisiva realizada na última sexta-feira (21/06), representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil e da Administración Nacional de Electricidad (ANDE) do Paraguai negociaram a venda imediata de energia elétrica paraguaia para o mercado livre brasileiro. Este acordo, firmado com base em normas já existentes, promete fortalecer ainda mais a parceria histórica entre os dois países na geração de energia.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou a importância estratégica da Itaipu Binacional, responsável por atender quase 14% da demanda de energia elétrica do Brasil e 90% do consumo paraguaio nos últimos dez anos. “A medida aumenta a integração eletroenergética na América do Sul e representa uma oferta de energia elétrica adicional ao Brasil”, afirmou o ministro.
O acordo assinado inclui a venda imediata de energia adicional ao Brasil, obedecendo às normas brasileiras atuais e aos termos pactuados anteriormente em maio, na cidade de Assunção. Naquela ocasião, Silveira e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, definiram que não haveria reajustes tarifários para os consumidores brasileiros.
Participaram da reunião pelo lado brasileiro os secretários Nacionais de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, e de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral, além do Executivo-Adjunto do MME, Fernando Colli, que representaram o ministro Alexandre Silveira nas negociações com a ANDE.