Novos Projetos em Ica e Arequipa Visam Modernizar Infraestrutura e Facilitar Desenvolvimento de Energias Renováveis
O Ministério de Energia e Minas do Peru, por meio da Agência de Promoção de Investimentos Privados (Proinversión), concedeu a um consórcio liderado pela ACCIONA três novos projetos de concessão de transmissão de energia. Com um investimento estimado em US$ 337 milhões (€ 315 milhões), esses projetos incluem mais de 400 quilômetros de linhas de transmissão, a construção de seis novas subestações e a modernização de seis subestações existentes.
Os novos projetos beneficiarão mais de um milhão de residentes nas regiões de Ica e Arequipa, no sul do país, e apoiarão o desenvolvimento de mais de 10 GW de energia renovável na área. As instalações incluem as novas subestações Poroma Hub e Colectora, e a ligação de 500kV Hub Poroma-Colectora em Ica; a nova subestação San José Hub e a ligação de 220kV San José-Repartición Hub em Arequipa; além das novas subestações Marcona II, San Isidro e Pampa, e a ligação de 138kV Marcona II-San Isidro (Bella Unión)-Pampa (Chala).
Cada um dos três contratos prevê um período de construção de cinquenta meses, seguido por trinta anos de operação e manutenção. Com esses novos contratos, a ACCIONA reforça sua posição como uma das principais detentoras de concessões de transmissão de energia na região, somando-se aos quatro projetos similares já presentes em seu portfólio no Peru.