Inovação promete revolucionar o transporte público com recarga ultrarrápida e maior eficiência energética
Em um evento realizado em Araxá, Minas Gerais, nesta quarta-feira (19/06), foi apresentado o primeiro protótipo de ônibus 100% elétrico movido por uma bateria de íons de lítio com nióbio. Desenvolvido em parceria entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus, o veículo se destaca por sua capacidade de recarga em até 10 minutos, três vezes mais rápida do que os modelos convencionais.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a importância da transição energética para o transporte público, destacando a colaboração entre o setor público e privado na promoção de inovações alinhadas com as necessidades da sociedade e da indústria.
A fase inicial do projeto prevê a disponibilização de uma pequena frota para ampliação dos testes, visando determinar os próximos passos até a comercialização do veículo no mercado.
José Ubaldino, diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral do MME, que representou o ministério no evento, ressaltou as propriedades transformadoras do nióbio para a mobilidade elétrica. “A capacidade de carregamento ultrarrápido das baterias com nióbio é um verdadeiro avanço, possibilitando recargas completas em tempo recorde, como durante o intervalo de um jogo de futebol”, destacou Ubaldino.
Além da rapidez na recarga, as baterias com nióbio são mais leves e têm uma vida útil que pode ultrapassar os 10 mil ciclos de recarga, oferecendo maior autonomia e eficiência operacional aos ônibus elétricos.
“A introdução desses ônibus no mercado representa uma revolução na logística do transporte público, oferecendo conveniência e eficiência ao minimizar o tempo de inatividade dos veículos”, concluiu Ubaldino.