Região Sul é Exceção com Projeções de Precipitação Acima da Média
O Programa Mensal de Operação (PMO) divulgou suas estimativas para a semana operativa entre os dias 15 e 21 de junho, apontando que a Energia Natural Afluente (ENA) ao final do mês deve ficar abaixo da Média de Longo Termo (MLT) em três dos quatro subsistemas do país. A exceção é o Sul, que pode registrar 110% da MLT, enquanto Sudeste/Centro-Oeste e Norte devem atingir apenas 54%, e o Nordeste, 38%. O ONS tem alertado para a baixa afluência em quase todo o território nacional.
Em relação à Energia Armazenada (EAR), as perspectivas seguem compatíveis com o período tipicamente seco, com todos os subsistemas do SIN projetados para encerrar o mês com índices superiores a 65%. O Norte e o Sul lideram com 88,6% e 81,1%, respectivamente, seguidos por Sudeste/Centro-Oeste (67,6%) e Nordeste (67,5%).
O Custo Marginal de Operação (CMO) registra uma leve redução para R$ 18,01 em todos os subsistemas, em comparação com a semana anterior.
Quanto à carga, as projeções apontam para uma expansão no SIN e em todas as regiões, com destaque para o Norte, que pode apresentar um crescimento de 8,8%, seguido pelo Nordeste (4,3%), Sudeste/Centro-Oeste (3,8%) e Sul (3,1%), comparado ao mesmo período do ano anterior.
Para mais detalhes, confira o relatório completo aqui.