Evento reúne especialistas globais visando a duplicação da eficiência energética global nos próximos anos
O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Internacional de Energia (AIE) realizaram um evento no âmbito do G20, focado em discutir políticas públicas e mecanismos de financiamento para contribuir com a meta de duplicar a eficiência energética global nos próximos anos. O encontro teve como objetivo principal a troca de experiências bem-sucedidas na implementação de políticas setoriais e promoção de financiamentos, inspirando outros países a alcançar esta importante meta.
O painel, moderado por Gustavo Masili, diretor de Informações, Estudos e Eficiência Energética do MME, contou com a presença de especialistas globais. Masili destacou a necessidade de avançar nas políticas de eficiência energética e de reduzir riscos e prazos de financiamento. “Este painel inspirou os países a colaborarem em esforços conjuntos para impulsionar a eficiência energética”, ressaltou.
A discussão integra as prioridades do Grupo de Trabalho sobre Transições Energéticas do G20, que aborda a transição para fontes de energia limpas e sustentáveis, bem como os caminhos para uma transição energética justa, acessível e inclusiva. Gustavo enfatizou a importância da implementação de políticas mais ambiciosas e financiamentos mais competitivos para soluções de eficiência energética.
Agnes Costa, diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apresentou políticas brasileiras de eficiência energética, destacando programas como o Procel e o PEE. Christian Stenberg, secretário Permanente Adjunto do Ministério Dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos, ressaltou a urgência da eficiência energética, destacando a criação do mercado de carbono como contribuição significativa.
Adeline Lim, analista sênior de Relações Externas do Mercado de Energia de Cingapura, compartilhou a experiência do país na reforma de edifícios para alcançar padrões elevados de eficiência energética.
O evento destacou a colaboração internacional como fundamental para promover soluções técnicas e financeiras, essenciais para alcançar a duplicação da eficiência energética global.