Procel Reluz é destacado como iniciativa do Governo Federal com mais de 2,8 milhões de pontos de iluminação substituídos desde 2004
Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) participaram do Workshop “Avanço da eficiência energética no setor de iluminação”, realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Rio de Janeiro (RJ). No evento, foram discutidas as ações do Governo Federal em prol da eficiência energética na iluminação pública.
Destacou-se o Procel Reluz, programa que atua na eficiência energética em iluminação pública, com mais de 2,8 milhões de pontos de iluminação substituídos em 20 anos. Os participantes abordaram os desafios e avanços observados durante a implementação dos projetos do Reluz, ressaltando os benefícios em termos de segurança, economia e qualidade de vida para a população.
O segundo dia do evento também incluiu um diálogo sobre questões da Norma ABNT 5101/2024, que impactam diretamente nos projetos de iluminação pública no país. Um dos pontos discutidos foi a delimitação da temperatura de cor imposta pela nova norma, que entrou em vigor recentemente. Gustavo Masili, diretor do Departamento de Informação, Estudos e Eficiência Energética do MME, destacou que ainda não há luminárias produzidas que atendam a todas as exigências da norma, o que está impactando a implementação do Procel Reluz.
No primeiro dia do evento, foram apresentados resultados de estudos da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Programa Colaborativo de Etiquetagem e Padrões de Equipamentos (Clasp), que serão utilizados para elaborar uma Análise de Impacto Regulatório (AIR) para iluminação interna. Também foram discutidas alternativas regulatórias propostas pelo Inmetro para classificação de eficiência energética.