Clayton Silva e Giovani Machado representam a EPE em discussões sobre projetos de SMR e transição para energia sustentável
De 6 a 10 de maio de 2024, a International Nuclear Atlantic Conference (INAC 2024) reuniu especialistas e autoridades do setor nuclear na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro. Organizada pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), a 11ª edição da conferência teve como tema “Nuclear Energy: Assuring Energy, Health and Food” e incluiu diversos encontros, como o XXIII Encontro de Física de Reatores e Termohidráulica (ENFIR), o XVI Encontro de Aplicações Nucleares (ENAN) e o VIII Encontro da Indústria Nuclear (ENIN).
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi representada pelo Analista de Pesquisa Energética Clayton Silva e pelo Assessor da Presidência Giovani Machado. Clayton Silva apresentou a palestra “SMR – Projects, Opportunities and Challenges” na mesa-redonda “SMR – Going on Projects and Near Future Opportunities and Challenges”. Esta sessão foi coordenada por Daniel Palma (CNEN/DRS) e contou com a participação de Abdul Dulco (Idaho National Lab), Antonio Ramiro (Westinghouse), Anna Letícia Sousa (CNEN) e Song Danrong (CNNC).
Giovani Machado participou da mesa-redonda “Adversities and Opportunities in the Transition to Sustainable Energy: Exploring Nuclear Technologies”, coordenada por Leonam Guimarães (Amazul). Esta sessão contou também com a presença de Francisco Rondinelli (CNEN), Bento Albuquerque (Consultor e Ex-Ministro de Minas e Energia), Nelson Leite (WEC Brasil), Amilcar Guerreiro (ENETEC Energia & Tecnologia), Adriano Pires (CBIE) e José Mauro Esteves (ANM).
Mais Sobre o Evento
A INAC 2024 é um evento significativo para o setor nuclear, congregando diferentes encontros e exposições que abrangem as múltiplas facetas da energia nuclear, suas aplicações e desafios. A programação completa do evento, bem como mais detalhes sobre as apresentações e discussões, estão disponíveis no site oficial da INAC 2024 e no site da ABEN.
A EPE e o Futuro da Energia Nuclear
Durante a conferência, as apresentações dos representantes da EPE destacaram os desafios e as oportunidades associadas aos projetos de Reatores Modulares Pequenos (SMR) e a transição para tecnologias nucleares sustentáveis. Clayton Silva focou nos avanços e nas perspectivas dos projetos de SMR, enquanto Giovani Machado abordou as adversidades e oportunidades na transição para uma matriz energética mais sustentável, explorando o papel vital das tecnologias nucleares.
A participação da EPE na INAC 2024 reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras para o setor energético, contribuindo para um futuro mais seguro e sustentável.
Para Mais Informações
Mais detalhes sobre o evento e as apresentações da EPE podem ser acessados nos links a seguir: