Reunião na sede da OLADE busca fortalecer cooperação e planejamento energético entre os doze países sul-americanos
Os Vice-Ministros de Energia das doze nações sul-americanas se reuniram no dia 10 de maio de 2024 na sede da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), como parte do Consenso de Brasília (CB), para promover a integração elétrica na região. Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela participaram deste encontro, demonstrando seu compromisso com a cooperação e integração regional.
Durante a reunião, baseada no Estudo Sul-Americano de Interconexão Elétrica da OLADE, os representantes discutiram as prioridades, desafios e oportunidades para a integração energética. Destacou-se a importância da interligação para garantir a flexibilidade e a confiabilidade do fornecimento de energia durante a transição energética, especialmente com o aumento das fontes renováveis como eólica e solar.
A Embaixadora Constanza Figueroa, Coordenadora Nacional do Chile e Secretária Pro Tempore do CB, enfatizou a necessidade de avançar na transição energética regional e atrair investimentos para o setor de energia limpa. Luis Felipe Andrés Ramón, Subsecretário de Energia do Chile, ressaltou a importância da otimização dos recursos naturais e da diversificação das fontes de energia para fortalecer a segurança energética.
Andrés Rebolledo, Secretário Executivo da OLADE, expressou a honra da organização em apoiar tecnicamente esse processo e destacou o potencial da América Latina e do Caribe para a complementaridade energética.
Além disso, foi realizado um Diálogo de Vice-Ministros com representantes do setor empresarial para discutir os desafios e oportunidades da integração elétrica na região.