ANEEL em Alerta: Milhares de Consumidores Afetados e Barragens em Estado de Atenção
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou hoje, quarta-feira (15/5), um boletim alarmante sobre a situação das inundações no Rio Grande do Sul, evidenciando os desafios enfrentados pelo setor energético. As barragens, essenciais para a estabilidade do sistema elétrico, estão em estado de alerta e emergência, enquanto milhares de consumidores estão sem energia.
De acordo com a ANEEL, o nível de segurança das barragens não apresentou alterações desde o último relatório. Contudo, a linha de transmissão Cidade Industrial/Porto Alegre 9 foi religada hoje à tarde, oferecendo um alívio momentâneo. Entretanto, o número de consumidores sem energia ainda é significativo, atingindo cerca de 263 mil clientes.
A situação das barragens é crítica, com algumas em estado de emergência, como a Barragem Salto em Bugres, enquanto outras estão em estado de atenção, incluindo Bugres (Barragem Blang e Divisa), Canastra e Furnas do Segredo. Além disso, diversas barragens encontram-se em alerta, como 14 de Julho, Dona Francisca e Salto Forqueta.
A subestação Nova Santa Rita permanece desligada, o que resultou no desligamento de 16 importantes linhas de transmissão. Essa situação fragiliza a conexão entre os sistemas de transmissão e aumenta a sobrecarga nos sistemas remanescentes, tornando-os mais suscetíveis a novas contingências e cortes de carga.
Nas redes de distribuição de energia elétrica, a RGE reporta 136,2 mil clientes interrompidos, equivalente a aproximadamente 4,2% de seus clientes, com um município completamente sem energia. A CEEE Equatorial e a CERTEL também enfrentam interrupções significativas.
Apesar de melhorias nas condições climáticas em algumas regiões, muitos consumidores continuam sem energia devido a questões de segurança. A ANEEL está em ação para garantir uma religação segura e rápida da energia.