Melhoria do rating reflete boa gestão e perspectivas favoráveis para captação de recursos e investimentos futuros
A agência de classificação de riscos Moody’s anunciou a elevação do rating corporativo da Cemig e de suas subsidiárias Cemig Distribuição e Cemig Geração e Transmissão, na escala nacional, de “AA.br” para “AA+.br”, com perspectiva estável. Essa atualização coloca a Companhia em paridade com outras importantes agências de classificação de risco, como S&P e Fitch, todas atribuindo a classificação AA+.br em escala nacional.
O rating é uma medida crucial para avaliação dos investidores, permitindo-lhes avaliar o risco associado aos títulos negociados no mercado financeiro. Essa melhoria no rating reflete a confiança na capacidade da Cemig de cumprir suas obrigações financeiras e aprimorar sua solidez financeira.
Segundo o presidente da empresa, Reynaldo Passanezi Filho, a gestão eficaz e a melhoria da liquidez da Cemig, juntamente com uma sólida estrutura de capital, têm sido determinantes para a obtenção de recursos necessários para realizar seu maior plano de investimento até o momento.
“A baixa alavancagem da Cemig nos permite realizar o maior investimento de nossa história. Até 2028, estamos destinando R$ 35 bilhões, dos quais R$ 23 bilhões serão direcionados ao segmento de distribuição, responsável pelo atendimento a mais de 9 milhões de clientes em Minas Gerais.”
O atual rating da Cemig reflete o reconhecimento dos resultados obtidos pela empresa nos últimos anos, bem como a significativa melhoria de seus indicadores financeiros e operacionais, e sua eficaz gestão de riscos.
Essa melhoria na classificação de risco não apenas valida a trajetória positiva da Cemig, mas também fortalece sua posição no mercado financeiro, ampliando suas oportunidades de captação de recursos e investimentos futuros.