Encontro destaca investimentos em geração e transmissão no estado e aborda questões relacionadas à tarifa social de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), representada pelo diretor-geral Sandoval Feitosa, reuniu-se nesta segunda-feira (29) com o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, no Palácio Lauro Sodré, em Belém.
Durante a reunião, foram apresentados os principais projetos de transmissão e geração de energia em andamento no estado, destacando o papel fundamental do Pará na produção de energia limpa para o país. Com uma capacidade instalada de 25,1 GW, o estado é um dos principais produtores de energia, com uma matriz elétrica 98% renovável, sendo 97% proveniente de fontes hidrelétricas.
Além disso, foi abordada a questão dos consumidores paraenses que têm direito ao benefício da tarifa social, mas não o recebem devido a problemas cadastrais. Feitosa ressaltou a importância de verificar e corrigir essas questões, destacando que cerca de 526 mil famílias no Pará estão cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mas não recebem o benefício da tarifa social na conta de luz.
“Lembramos aos consumidores cadastrados no CadÚnico que verifiquem junto à distribuidora de energia se há algum problema no cadastro, pois isso pode garantir que essas famílias recebam o benefício e possam destinar esses recursos para outras necessidades”, enfatizou Feitosa.
Além do diretor-geral Sandoval Feitosa, estiveram presentes na reunião a chefe adjunta do Gabinete do diretor-geral, Lívia Raggi, a superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações dos Serviços de Energia Elétrica (SCE), Ludimila Lima, e o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental do Estado, Rodolpho Zahluth Bastos.