Fundo de Descarbonização da Petrobras aprova novos projetos para redução de emissões e expansão da energia renovável
A Petrobras avança em sua jornada rumo à sustentabilidade e à descarbonização com um novo investimento estratégico. A empresa anunciou hoje a aprovação de recursos do Fundo de Descarbonização para a implementação de usinas fotovoltaicas em refinarias-chave em todo o país.
A decisão marca um passo significativo na estratégia da Petrobras para reduzir suas emissões de carbono e expandir seu portfólio de energia renovável. Com um investimento direcionado para as refinarias Gabriel Passos (Regap), Abreu e Lima (Rnest) e Paulínia (Replan), a Petrobras está alinhada com seu compromisso de liderar a transição verde no setor de energia.
Esses novos projetos têm o potencial de reduzir as emissões de CO2 em mais de 1,5 milhão de toneladas por ano, equivalente às emissões operacionais de uma refinaria completa. As usinas fotovoltaicas, com uma capacidade estimada de 48MW, contribuirão para a matriz energética do país e para a redução da dependência de combustíveis fósseis.
O Fundo de Descarbonização da Petrobras, criado para impulsionar ações de descarbonização em suas operações, agora tem uma nova dimensão com esses investimentos em energia solar. A empresa reafirma seu compromisso com a neutralização das emissões operacionais até 2050 e sua visão de influenciar parceiros e toda a cadeia produtiva a alcançar essa ambição.
Como parte de sua estratégia mais ampla, a Petrobras está demonstrando liderança e inovação no setor de energia, impulsionando a sustentabilidade e a transição para um futuro mais limpo e resiliente.