Atividade promovida pelo MMA e MCTI visa a coesão entre setores e a identificação de objetivos de adaptação
Nesta quinta-feira (18/04), o Ministério de Minas e Energia (MME) marcou presença em mais uma etapa crucial para a elaboração do novo Plano Clima. A oficina de trabalho, organizada pelo Grupo Técnico Temporário de Adaptação à Mudança do Clima (GTT-Adaptação), contou com a participação ativa do MME, em uma iniciativa conjunta da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI).
Sérgio Ayrimoraes, coordenador-geral de Estudos Integrados da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, destacou a importância do evento para promover a integração entre os diversos setores e temas envolvidos. “A atividade foi uma forma de garantir um plano mais coeso entre os setores, além de orientar na identificação dos objetivos de adaptação do novo plano”, afirmou.
Durante a oficina, os representantes tiveram a oportunidade de explorar os principais riscos e vulnerabilidades de diferentes setores, bem como mapear os atores relevantes para a elaboração de ações de adaptação. A próxima etapa desse processo incluirá a apresentação de ferramentas para auxiliar no levantamento dos objetivos de adaptação, visando um plano robusto e eficaz.
Contextualização sobre o Plano Clima:
O Plano Clima, sob responsabilidade do Governo Federal, está sendo desenvolvido por meio de dois grupos de trabalho – Adaptação e Mitigação. Ambos contam com subgrupos setoriais de energia, coordenados pelo MME. Além do Ministério, participam do grupo importantes entidades como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) e o Operador Nacional do Sistema (ONS).