Medida visa ajustar defluência em resposta às condições hidrológicas na Bacia do Parnaíba
A Eletrobras Chesf anunciou a redução da vazão de saída na Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, em razão da diminuição das chuvas na Bacia do Parnaíba, no estado do Piauí. A partir de agora, a vazão será reduzida de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 400 m³/s, permanecendo nesse patamar até uma nova reavaliação.
O período chuvoso na Bacia do Rio Parnaíba ainda está em curso e se estenderá até o final de abril. Apesar disso, o Reservatório de Boa Esperança mantém um armazenamento significativo, atingindo 92,22% de seu volume útil, com uma vazão de chegada (afluência) de 610 m³/s.
A Eletrobras Chesf ressalta a importância de evitar a ocupação de áreas localizadas nas planícies de inundação do rio. Além disso, informa que a situação hidrológica está sendo monitorada de forma contínua e que poderá haver ajustes nas vazões conforme a evolução das chuvas e vazões na região.
Para manter o público informado sobre a programação de defluências da Usina de Boa Esperança, a empresa disponibiliza um serviço de mensagens SMS. Os interessados em receber essas informações devem se cadastrar enviando a palavra “BOA” para o número 27569.