Ativo da Petrobras no Centro-Oeste é marco na transição energética e na economia local
A Usina Termelétrica de Três Lagoas (MS) celebra duas décadas de operação, consolidando-se como peça fundamental na matriz energética brasileira. Desde sua inauguração, em 2 de abril de 2004, o ativo tem sido um pilar de estabilidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN), contribuindo para a segurança energética do país, especialmente em momentos de restrições hídricas.
Ao longo desses 20 anos, a UTE gerou aproximadamente 19,5 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes por mais de 11 anos. Essa capacidade produtiva desempenha um papel crucial na complementação das fontes de energia renováveis, promovendo a diversificação e a sustentabilidade da matriz energética nacional.
Dividido em duas fases de construção, o projeto da Usina de Três Lagoas começou em 2001 e, em sua primeira etapa, inaugurada em 2004, já mostrou seu potencial, operando com quatro turbogeradores a gás. Em 2010, a segunda fase trouxe a instalação de quatro caldeiras recuperadoras e dois turbogeradores a vapor, aumentando a potência total para 368MW e melhorando a eficiência do processo.
Além de sua importância para o abastecimento energético do país, a UTE Três Lagoas tem um impacto significativo na economia local e nas ações sociais da região. Com um efetivo de mais de 180 pessoas, a usina estimula o desenvolvimento regional por meio de parcerias com fornecedores locais, promovendo capacitação e geração de empregos.
No campo social, a usina mantém programas de responsabilidade social, como parcerias com o Sebrae para capacitação de fornecedores locais e iniciativas de qualificação profissional e inclusão social, visando o desenvolvimento da comunidade. Projetos como o “Gerando o Futuro”, em parceria com a Missão Salesiana do Mato Grosso, e o Centro de Referência Esportiva e Educacional, demonstram o compromisso da usina com o bem-estar e o progresso da população local.
José Augusto Silva Machado, gerente geral de Unidades Termelétricas da Petrobras, destaca que a Usina Termelétrica de Três Lagoas desempenha um papel crucial na Transição Energética Justa, impulsionando o desenvolvimento econômico regional e garantindo a segurança energética necessária para a expansão das fontes renováveis no Brasil.