Home Política Ministro da Casa Civil será Ouvido pelo Senado sobre os Gastos de...

Ministro da Casa Civil será Ouvido pelo Senado sobre os Gastos de Itaipu

Audiência Pública Agendada para Debater Transparência nos Investimentos Socioambientais e Infraestrutura da Estatal

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, está convocado a prestar esclarecimentos à Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado em uma audiência pública marcada para terça-feira (2), às 9h. O objetivo é discutir o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a transparência nos gastos ambientais da estatal Itaipu Binacional. A iniciativa atende a requerimentos dos senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Esperidião Amin (PP-SC).

O pedido de audiência pública foi impulsionado por Esperidião Amin, que, em seu requerimento (REQ 91/2023 — CI), destacou um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU). O acórdão determina à Casa Civil a apresentação de uma proposta de critérios para seleção de investimentos socioambientais e de infraestrutura, a ser discutida nas negociações com o Paraguai para a revisão do Tratado de Itaipu. Amin expressou a preocupação do TCU com o aumento dos gastos da estatal sem o devido controle.

Ele ressaltou que os gastos da Itaipu Binacional com programas de ‘responsabilidade socioambiental’ têm criado um orçamento público paralelo, caracterizado pela falta de transparência. Sob a égide do Tratado de Itaipu, a gestão da empresa tem incorporado uma série de despesas não relacionadas ao setor elétrico nas tarifas da energia elétrica compulsoriamente adquirida pelos consumidores brasileiros, sem que haja a possibilidade de fiscalização por qualquer órgão de controle externo.

A audiência pública se configura como um importante espaço para esclarecer essas questões, permitindo um debate transparente e aberto sobre os investimentos socioambientais e de infraestrutura realizados pela Itaipu Binacional, bem como sobre as diretrizes e objetivos do novo Programa de Aceleração do Crescimento.

Exit mobile version