Encontro durante a CERAWeek destaca importância do reconhecimento global de tecnologias brasileiras para transição energética
Durante sua participação no 42º encontro anual da CERAWeek, em Houston, nos Estados Unidos, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a necessidade de reconhecimento global para diversas rotas tecnológicas visando a descarbonização. Em uma reunião com a comissária de energia da União Europeia, Kadri Simson, Silveira destacou o papel fundamental de tecnologias brasileiras, como biocombustíveis e energia hidrelétrica, na taxonomia da indústria, promovendo uma discussão sustentável em nível mundial.
“O Brasil tem destaque em biocombustíveis, energia hidrelétrica, é importante que elas sejam reconhecidas como mecanismos fundamentais na taxonomia da indústria e de forma sustentável como está sendo discutida no mundo”, afirmou Silveira.
Além disso, o ministro reforçou a importância dos interesses brasileiros nas negociações sobre mudanças climáticas, instando os países desenvolvidos a implementarem efetivamente os mecanismos de financiamento da transição energética, conforme prometido desde 2009.
“Nós vamos discutir de forma muito vigorosa como se dará essa governança e queremos muito contar com o bom senso da União Europeia nesse sentido”, declarou Silveira.
Alexandre Silveira também ressaltou a liderança do Brasil na COP30 e expressou a intenção de avançar significativamente na regulamentação do mercado de carbono, contando com o apoio dos países desenvolvidos para promover a transição energética.
“A transição só vai se efetivar de uma forma mais séria se houver uma governança global com clareza do propósito. (…) A questão da transição, para nós, é algo óbvio, e ela por fazer parte de um único ecossistema, que só vai se dar efetivamente através de uma governança global que realmente se senta na mesa em busca de valorar as várias rotas que fazem parte das potencialidades de cada país”, enfatizou o ministro.
A CERAWeek, considerada a maior conferência de energia do mundo, reúne líderes da indústria energética, especialistas e formuladores de políticas, buscando mais investimentos e desenvolvimento para o Brasil.