Oferta visa fortalecer a presença nos negócios de redes no mercado norte-americano.
A Iberdrola apresentou uma proposta para adquirir 18,4% do capital social de sua subsidiária norte-americana, a Avangrid. Conforme comunicado à Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha (CNMV), a oferta é de 34,25 dólares por ação, representando um prêmio de cerca de 10% sobre o preço médio ponderado das ações nos últimos 30 dias. Atualmente, a Iberdrola detém aproximadamente 81,6% da participação na empresa norte-americana.
O valor total da transação é estimado em 2,486 bilhões de dólares para a Iberdrola, equivalente a cerca de 2,28 bilhões de euros na taxa de câmbio atual.
O principal objetivo dessa aquisição é ampliar a exposição da Iberdrola no negócio de redes nos Estados Unidos, em um momento estratégico para a empresa, que busca expandir-se em mercados com elevadas classificações de crédito e em setores regulamentados, como o de redes.
Sediada em Connecticut, a Avangrid possui atualmente ativos no valor de 44 bilhões de dólares e opera em 24 estados dos EUA. Seus principais segmentos de negócios incluem redes e energias renováveis. Através do seu negócio de redes, a Avangrid é proprietária e operadora de oito concessionárias de eletricidade e gás natural, atendendo a mais de 3,3 milhões de clientes em Nova York e Nova Inglaterra. Já no segmento de energias renováveis, a Avangrid possui e opera um portfólio de instalações de geração de energia renovável em todo o país. Atualmente, a empresa emprega cerca de 8.000 colaboradores.
Em 2023, a Avangrid registrou um lucro operacional bruto ajustado (Ebitda) de 2,43 bilhões de dólares, um aumento em relação aos 2,246 bilhões de dólares do ano anterior.