Home Geração Hidrelétrica Eletrobras Chesf ajusta vazão na Usina Hidrelétrica da Pedra devido à diminuição...

Eletrobras Chesf ajusta vazão na Usina Hidrelétrica da Pedra devido à diminuição das chuvas

Redução gradativa visa gerenciar recursos hídricos em meio à baixa precipitação na bacia do Rio do Contas (BA)

A Eletrobras Chesf está implementando um procedimento de redução gradual da vazão de saída no reservatório da Usina Hidrelétrica da Pedra. Devido à diminuição das chuvas na bacia do Rio do Contas (BA), o reservatório passou de uma defluência de 400 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 300 m³/s no dia anterior, segunda-feira, 26 de fevereiro, alcançando apenas 100 m³/s nesta terça-feira, 27 de fevereiro, e permanecendo nesse nível até nova avaliação.

No último dia 25 de fevereiro, o Reservatório da Pedra registrou uma afluência (vazão de chegada) de aproximadamente 281 m³/s e, às 6h de segunda-feira, atingiu um armazenamento correspondente a 69,17% do volume útil.

A Eletrobras Chesf ressalta a importância e a necessidade de evitar a ocupação de áreas localizadas nas planícies de inundação, enfatizando a sensibilidade do ecossistema a mudanças na gestão dos recursos hídricos.

É relevante destacar que a situação hidrológica está sendo continuamente monitorada, o que pode resultar em ajustes nos valores das vazões praticadas conforme a evolução das condições de chuva e vazão na Bacia do Rio de Contas.

Além disso, a programação de defluências da Usina da Pedra está disponível para os interessados através de mensagem SMS. Para receber as informações, basta realizar o cadastro enviando um SMS com a palavra PEDRA para o número 27569.

Exit mobile version