Evento reúne especialistas e representantes do setor para discutir políticas e diretrizes para a indústria mineral na era da energia sustentável
O Ministério de Minas e Energia (MME) concluiu com êxito um seminário dedicado aos minerais essenciais para a transição energética, contando com a participação de importantes entidades públicas e privadas do setor. O evento foi uma plataforma crucial para debater políticas e estratégias voltadas para a indústria mineral, especialmente no contexto da busca por fontes energéticas mais sustentáveis.
No segundo dia do seminário, o Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback, deu início às discussões apresentando as diretrizes da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM) para o setor, enfatizando o papel crucial dos minerais na transição energética.
Durante o evento, foram discutidas diversas iniciativas voltadas para os minerais essenciais nesse processo, como a priorização de atos de outorgas de pesquisa mineral e lavra, oferta de crédito para investimentos, desenvolvimento da infraestrutura, fomento à pesquisa e inovação, e formação de mão-de-obra especializada.
Representantes de empresas de renome, como Vale S/A, Sigma Lithium e Mineração Serra Verde, juntamente com especialistas do Serviço Geológico do Brasil (SGB), contribuíram com debates sobre a produção brasileira de minerais fundamentais para a transição energética.
Durante a tarde, o diretor jurídico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Walter Baère, apresentou soluções de financiamento específicas para o setor mineral, abordando diferentes aspectos como exploração, inovação, modernização e transição climática.
O seminário também abordou políticas públicas voltadas para a expansão da oferta de minerais fundamentais para a transição energética, com a participação de representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Encerrando o evento, um painel sobre o apoio oficial ao desenvolvimento da indústria de transformação mineral destacou a importância estratégica desses minerais. O painel contou com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Conselho Superior da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral (ADIMB) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A diversidade de participantes e a amplitude das discussões refletiram o compromisso conjunto em impulsionar a indústria mineral do Brasil em direção a um futuro mais sustentável e próspero.