A parada foi programada para a troca do combustível nuclear e a realização de manutenções preventivas.
A usina nuclear Angra 1 retomou suas operações nesta sexta-feira (15), após uma parada programada para a troca de combustível nuclear e a realização de manutenções preventivas. Mais de cinco mil tarefas foram concluídas para assegurar a segurança e confiabilidade da usina no próximo ciclo.
Iniciando suas atividades em 28 de outubro, a unidade alcançará 100% de potência nos próximos dias, envolvendo a colaboração de cerca de 1.300 profissionais nacionais e internacionais. A parada possibilitou diversas inspeções, manutenções e modificações no projeto, incluindo a substituição de barras de controle do reator, manutenção de transformadores principais e auxiliares, revisão das turbinas de vapor, e inspeção volumétrica na tampa do vaso de pressão do reator.
“Além de trabalhos fundamentais para garantir a segurança e alta disponibilidade na operação da usina, a parada de Angra 1 também foi uma oportunidade para executar atividades relacionadas ao processo de extensão de vida útil da usina por mais 20 anos”, destacou Abelardo Vieira, superintendente de Angra 1.