Home Leilão Workshop da ANEEL prepara setor para o Leilão de Transmissão nº 04/2025

Workshop da ANEEL prepara setor para o Leilão de Transmissão nº 04/2025

Workshop da ANEEL prepara setor para o Leilão de Transmissão nº 04/2025

Evento técnico abordou aspectos regulatórios e operacionais do certame que prevê expansão significativa da malha de transmissão nacional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, na última sexta-feira (9/5), o Workshop de Esclarecimentos sobre o Leilão de Transmissão nº 04/2025, que será realizado no próximo dia 31 de outubro, na sede da B3, em São Paulo. A iniciativa marca mais uma etapa fundamental na preparação técnica e institucional para um dos mais relevantes certames do setor elétrico brasileiro este ano.

O evento, transmitido ao vivo pelo canal da ANEEL no YouTube, contou com a participação virtual de cerca de 300 representantes do setor, entre investidores, consultores, técnicos e agentes institucionais. Estiveram presentes especialistas da própria Agência, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia (MME).

O Leilão 04/2025 ofertará 11 lotes de concessões, que somam 1.178 quilômetros de novas linhas de transmissão e seccionamentos e 4.400 megavolts-ampère (MVA) em capacidade de transformação em subestações. Os empreendimentos contemplam estados em todas as regiões do país, incluindo Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Leilão estratégico para expansão da malha de transmissão nacional

Os projetos do leilão têm prazos de construção variando entre 42 e 60 meses, e são considerados estratégicos para ampliar a robustez e a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN), além de garantir o escoamento da geração de novas fontes renováveis.

Durante o Workshop, técnicos da ANEEL e de instituições parceiras detalharam aspectos relevantes do edital preliminar, incluindo critérios técnicos, exigências de qualificação, cronograma previsto, retorno regulatório, diretrizes ambientais e de licenciamento, além das premissas da Consulta Pública nº 018/2025, que está aberta para contribuições até o dia 19 de maio.

Ao todo, 54 dúvidas enviadas por participantes foram respondidas ao vivo, evidenciando o alto nível de engajamento e interesse do mercado. A gravação completa do evento está disponível no canal da ANEEL no YouTube, permitindo que mais profissionais e empresas acompanhem as discussões.

Participação institucional reforça importância do certame

A abertura do Workshop contou com a presença de autoridades do setor, como Cristiano Ribeiro Rocha, assessor do diretor-relator da ANEEL, Fernando Mosna; Tiago Barral, secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME; Reinaldo Garcia, diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE; e Alexandre Zucarato, diretor de Planejamento do ONS.

Essas presenças reforçam o caráter prioritário do leilão dentro da política energética nacional, em especial no contexto da transição energética e da necessidade de modernização e expansão da infraestrutura de transmissão.

Cronograma e próximos passos

Além da consulta pública em curso, o edital definitivo do Leilão de Transmissão nº 04/2025 está previsto para ser publicado em setembro de 2025. Até lá, a ANEEL planeja promover novas rodadas de esclarecimentos, como indicou o titular da Secretaria Especial de Leilões (SEL), Ivo Nazareno, ao fim do evento.

A Agência busca, com isso, garantir transparência, previsibilidade e segurança jurídica aos investidores interessados. A expectativa é que os investimentos oriundos do certame impulsionem a geração de empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o equilíbrio regional no atendimento à demanda por energia elétrica.

Exit mobile version